De arrepiar os cabelos! Vídeo impactante mostra o risco da queda iminente de um raio

Um grupo de pessoas numa área desértica da Mongólia ficou surpreendida ao ver os seus cabelos em pé. É um sinal claro de que o perigo está à espreita... o que deve fazer num caso destes?

Nos últimos dias foi divulgado um vídeo surpreendente no qual se observa um grupo de pessoas ao ar livre numa área desértica da Mongólia, muitas delas com os cabelos em pé, como sinal de um raio iminente.

youtube video id=qK6YPqvcZL4

O que aconteceu é um efeito conhecido, mas muito difícil de registar, e é por isso que este vídeo é tão valioso como material educativo na prevenção de tempestades.

Raios: descargas elétricas por diferença de potencial

Os raios são grandes descargas elétricas gerada por uma diferença de potencial entre a nuvem e a superfície, normalmente.

Os elementos à superfície (neste caso, as pessoas) podem ficar carregados positivamente durante uma trovoada, o que provoca um desequilíbrio de cargas que se manifesta, por exemplo, na sensação de cabelos em pé ou na produção de faíscas quando os nossos dedos se chocam.

Este é um sinal chave que indica uma elevada probabilidade de queda iminente de um raio na zona.

Se ocorrer uma situação deste tipo, o principal conselho é procurar abrigo imediatamente, seja dentro de casa ou num carro. Se tal for impossível, é de importância vital que se afaste de objetos altos, como árvores, e que se agache com as mãos na nuca, adotando uma posição fetal para reduzir ao máximo a área de contacto com o solo.

Alguns números surpreendentes sobre raios em todo o mundo

Estima-se que ocorram cerca de 44.000 tempestades na Terra todos os dias, gerando cerca de 8.600.000 raios. Uma fração destes raios atinge áreas povoadas ou habitadas, resultando em cerca de 24.000 mortes por ano.

Os raios deslocam-se a uma velocidade média de 440 km/s, (podendo atingir velocidades de até 1400 km/s). O seu comprimento médio é de cerca de 5 km e a sua largura é de apenas 1 cm. Existem registos de queda de raios, inclusive a mais de 20 quilómetros de distância do local da tempestade.