Cultivos da época: o que plantar em março?

Março é um mês de muito trabalho no que diz respeito às culturas em Portugal, uma vez que com a chegada da primavera, as sementeiras de agora permitirão abundância no verão. Saiba aqui que trabalhos pode desenvolver na sua horta.

Semear em março
Para se plantar numa horta ou jardim deve-se ter em atenção as estações do ano, o melhor mês para cultivar legumes e semear flores, assim como as épocas de sementeira e colheita.

Chegou o primeiro mês da primavera e no que diz respeito às plantações, março é um mês bastante exigente, mas também um dos melhores para semear em Portugal. Agora que o tempo começa a aquecer e os dias começam também a ficar mais longos, é hora de arregaçar as mangas e colocar mãos à obra para garantir uma colheita satisfatória mais tarde.

Chegada da primavera climatológica

A chegada da primavera traduz-se no fim do inverno climatológico, contudo esta é uma estação imensamente variável do ponto de vista meteorológico.

De acordo com a normal climatológica de referência (1971-2000), março é o quarto mês mais frio do ano em grande parte do país, com uma temperatura média de 11,9 ºC, e uma precipitação média acumulada de 61,2 mm, à escala da nossa geografia continental.

“Nunca passou por mau tempo a chuva da primavera” – Provérbio tradicional sobre o mês de março. Quanto às previsões para este mês, os mapas da Meteored apontam que março poderá ser um mês substancialmente chuvoso, de norte a sul de Portugal continental.

Trabalhos a desenvolver

Este é o mês para terminar as operações de poda iniciadas na primeira quinzena do mês passado (fevereiro), antes que as fruteiras comecem a brotar.

É tempo de concluir a preparação das terras, como o corte das ervas indesejadas, para as próximas sementeiras e plantações, incorporando os fertilizantes e os corretivos mais convenientes.

O que plantar?

Sendo março um mês variável no que respeita às temperaturas e à precipitação, não ficam favorecidas as atividades no exterior, no jardim e na horta. Porém, nada impede de avançar com as sementeiras, em local abrigado para adiantar a germinação e a plantação.

Relativamente às hortícolas pode semear abóbora, agrião, aipo, batata, beterraba, beringela, espinafre, fava, pepino, tomate e pimento.

HortícolasÁrvores/ArbustosFloresCereais
Abóbora, agrião, aipo, batata, beterraba, beringela, pepino e tomate
Citrinos, alecrim, alfazema e tomilho
Dálias, amores-perfeitos, papoilas e girassol
Cevada, linho, milho e quinoa
Fonte: Almanaque Agroflorestal - Cooperativa Integral Minga (Montemor-o-Novo).

No que diz respeito às árvores é a altura ideal para a plantação de espécies florestais e árvores de fruto, em especial citrinos, nespereira e pistacho. Uma vez que nos aproximamos da primavera, pode embelezar o seu jardim e/ou horta ao semear amores-perfeitos, begónias, capuchinhas, dálias, papoilas, girassóis e sécias.

O sol da primavera

Conhecida como a estação das flores, muitas espécies desabrocham na primavera. Com temperaturas mais amenas, esta época é ideal para a floração que se costuma estender até ao verão.

Girassol
O girassol é uma espécie primaveril que geralmente começa a florescer cerca de 2 meses após a germinação.

De acordo com a Eng. Bióloga Susana Caseiro, o girassol é uma das flores que simboliza a primavera e transmite calor e alegria.

Os primeiros povos a cultivar o girassol, foram os nativos da América do Norte e da América do Sul, há cerca de 2 mil anos atrás. Os índios da América do Norte utilizavam as sementes de girassol moídas para produzir farinha. Hoje em dia esta técnica ainda é usada, assim como a extração de óleo vegetal.

As sementes de girassol podem também ser consumidas cruas, ou assadas, uma vez que são ricas em vitaminas do complexo B, D e E e em minerais como o cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio.

O girassol é uma planta herbácea anual, pois nasce, cresce floresce, frutifica e morre no espaço de um ano. Esta flor gosta muito de sol, pois tal como o seu nome indica, gosta tanto de sol que “gira” à sua procura.

Relativamente à rega, deve ser regado com frequência necessária para que o solo seja mantido húmido, mas sem que permaneça encharcado. Quanto aos cuidados de manutenção devem ser retiradas as ervas infestantes que possam aparecer, para não roubarem os nutrientes da planta.