Como agir face a uma inundação: 7 medidas pouco conhecidas que podem salvar a sua vida
Inundações ocorrem como resultado de chuvas intensas em diferentes regiões do país. Algumas desenvolvem-se ao longo de vários dias, enquanto outras podem ser violentas e imparáveis em apenas alguns minutos.

Parece que a cada ano as chuvas se tornam mais torrenciais e, com isso, as mortes por inundações têm aumentado, tanto direta como indiretamente, em todo o mundo. Estas mortes ocorrem com mais frequência quando motoristas de veículos ou motociclos tentam atravessar uma estrada, mas são arrastados pela forte corrente, especialmente em áreas urbanas.
As inundações ocorrem quando a água transborda e ocupa terras normalmente secas. Estas podem ser classificadas como inundações lentas, que se desenvolvem ao longo de horas ou dias, ou inundações repentinas, que ocorrem repentinamente e, muitas vezes, sem aviso prévio.
As inundações fluviais (ou cheias) ocorrem quando a chuva contínua força um rio a exceder a sua capacidade. As inundações repentinas representam o tipo mais perigoso de inundação, pois ocorrem muito rapidamente e, muitas vezes, não dão aos governos e autoridades locais tempo suficiente para alertar a comunidade.
As inundações repentinas ocorrem quando a chuva é tão intensa que o solo não consegue absorvê-la, fazendo com que os níveis de água subam rapidamente, especialmente em áreas urbanas.

Devemos seguir estas recomendações antes, durante e depois de tempestades. Converse com a sua família sobre inundações e as razões pelas quais estas ocorrem. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomenda que as pessoas tenham um plano de proteção civil, especialmente em áreas propensas a inundações.
Abaixo listamos algumas recomendações emitidas pelas autoridades de Proteção Civil do Governo Mexicano para evitar perdas humanas e proteger a sua família e documentos importantes.
Durante a tempestade deve levar em consideração estas 7 recomendações:
- Esteja atento a sinais de alerta, alarme e emergência e mantenha-se informado. Isto ajudará a preparar-se para qualquer situação.
- Embale os seus documentos pessoais (certidões de nascimento, escrituras, documentos de terras, carteiras de identidade, etc.) em sacos plásticos hermeticamente fechados e em mochilas ou pastas que possa carregar, deixando os braços e as mãos livres.
- Tenha um rádio portátil, lanternas a pilhas e um kit de primeiros socorros à mão.
- Mantenha o telhado e as calhas, bem como as valetas, limpos para que não fiquem entupidos com lixo.
- Se um temporal começar rapidamente e estiver numa via pública, procure um abrigo seguro, nunca debaixo de uma árvore ou de outdoors; tente posicionar-se, assim como o seu carro num local alto.
- Mantenha um stock de água potável.
- Siga as instruções das autoridades e prepare-se para evacuar, se for necessário.
Após o fim da emergência, siga as instruções fornecidas pelas autoridades. Comunique imediatamente qualquer ferimento aos serviços de emergência. Certifique-se de que os seus alimentos estejam limpos e não coma nada cru ou de origem duvidosa.
Beba a água potável armazenada ou, se possível, ferva a água que pretende beber. Inspecione cuidadosamente a sua casa para garantir que está segura. Se a sua casa não foi danificada, permaneça no seu interior. Mantenha o gás, a eletricidade e a água desligados até ter certeza de que não há vazamentos ou risco de curto-circuito.
Certifique-se de que os seus aparelhos elétricos estejam secos antes de ligá-los. Não espalhe nem dê ouvidos a boatos. Trabalhe com os seus vizinhos para reparar os danos.