Dia Mundial da Neve comemora-se hoje

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Neve. Esta data assinala-se sempre no terceiro domingo do ano, em todas as estâncias de esqui, e em todos os locais onde cai neve no mundo. Contamos-lhe tudo sobre esta efeméride.

João Tomás João Tomás 19 Jan. 2020 - 11:23 UTC
Neve nas árvores
Neve acumulada nos ramos das árvores.

Hoje, 19 de janeiro, celebra-se um pouco por todas as áreas montanhosas o Dia Mundial da Neve. Esta efeméride é dinamizada internacionalmente pela Federação Internacional de Esqui (FIS) e em Portugal pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal. Pretende sensibilizar a população, principalmente a jovem, para o potencial inclusivo dos desportos associados à neve.

A neve, que se celebra neste dia, forma-se através da precipitação de cristais de gelo. Estes cristais formam-se em altitude, em nuvens onde a temperatura varia entre os -20 ºC e os -40 ºC. Como a agregação dos cristais de gelo em altitude, estes tornam-se pesados e caem em direção à superfície terrestre. Estes cristais só caem em forma de neve se a temperatura à superfície seja negativa, ou muito próxima dos 0 ºC.

É importante salientar que existem dois tipos de neve: a húmida e a seca. A neve designa-se húmida quando é precipitada em flocos de grandes dimensões, em áreas onde a temperatura ronda os 0 ºC. Já a neve seca caracteriza-se por ter flocos de pequenas dimensões, e regista-se em áreas onde a temperatura é muito inferior a 0 ºC.

A neve na Península Ibérica

A distribuição geográfica da neve no nosso país é muito restrita: neva apenas em determinados períodos do ano, em áreas muito específicas. A Serra da Estrela é a área de Portugal continental onde ocorre mais precipitação em forma de neve. Para além da Serra da Estrela, também as Serras do Gerês e do Marão, localizadas no Norte e no interior do país, apresentam episódios relativamente frequentes de neve. No final desta semana, foi notícia o forte nevão que atingiu a Serra da Estrela.

Noutras áreas da Península Ibérica, onde a neve é mais abundante, os chamados “desportos de inverno” são muito importantes para as populações locais e para as atividades turísticas. A cordilheira Bética, nomeadamente a Serra Nevada e a Cordilheira dos Pirenéus são exemplos de excelência onde é possível praticar desportos associados à neve durante praticamente todo o ano.

Em relação aos desportos de inverno mais praticados, podemos destacar o esqui e o snowboard. O nosso país dispõe apenas de uma estância de esqui, localizada na Serra da Estrela, junto ao ponto de maior altitude em Portugal continental, a Torre (1993 m). Esta estância funciona durante praticamente todo o ano, recorrendo a neve artificial durante os meses quente de Verão.

Este fim-de-semana vai ser marcado pelo ar polar que vai atingir o território continental espanhol. Para além das temperaturas extremamente baixas, são esperadas acumulações significativas de neve nas regiões Norte, Centro e Este. O território português vai ser afetado, de forma substancialmente menos intensa, não estando previstos nevões.

Publicidade