Branco, a cor de eleição no espaço!

Apesar de os astronautas usarem várias cores na partida, na viagem e no interior das naves, na abordagem ao espaço a cor utilizada é sempre a mesma. Fique a saber mais sobre o porquê, connosco!

Fato espacial.
Astronauta caminha na superfície lunar usando um fato espacial de cor branca.

O fato espacial é um dos elementos mais importantes nas missões espaciais pois está equipado com tudo o que é necessário para que o astronauta sobreviva nas condições difíceis que enfrenta no espaço. Também denominado Extravehicular Mobility Unit (EMU) é preparado e otimizado meticulosamente antes de cada missão, com o objetivo de proporcionar as melhores condições de segurança possíveis ao seu utilizador. É considerado quase como uma segunda nave espacial!

Maior refletividade também significa maior visibilidade no escuro do espaço, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de acidentes.

O EMU, para além de fornecer oxigénio, de eliminar o CO2 produzido pela expiração, também protege contras as temperaturas extremas que se verificam no espaço, permitindo a manutenção de uma temperatura corporal estável, para além de fornecer hidratação e proteger os astronautas da intensa radiação solar que os fustiga, já que no espaço não há atmosfera protetora.

Aquando do início das missões espaciais, os astronautas apresentam-se com fatos de cores como o laranja ou o azul, porque são fatos preparados para os proteger durante a viagem – são compostos por airbags interiores e sistemas de localização que podem ser utilizados no caso de a descolagem registar algum problema. Se, por exemplo, na sequência de um acidente ocorrer uma queda no mar, um fato laranja será muito mais visível para uma equipa de resgate em relação a um fato de cor branca.

Contudo, os fatos utilizados pelos astronautas, quando estão em órbita e no exterior das naves devem ser sempre de cor branca! Mas porquê?

Mais do que eleição, uma obrigação!

Um fato espacial branco é composto por vários módulos que se conectam entre si, formando uma estrutura semirrígida com aproximadamente 150 quilos. Se a gravidade atuasse da mesma forma que atua à superfície terrestre seria um peso quase incomportável. Outra característica particular destes fatos é que apesar de parecerem todos iguais, são personalizados à medida do seu utilizador. Para além disso são fatos que podem ter até 10 camadas protetoras!

A utilização de um fato espacial branco é considerada uma obrigação para quem trabalha no espaço. Há vários fatores que contribuem para isto, mas pode-se destacar o facto de a cor branca refletir com mais eficácia a radiação solar, ao contrário das cores mais escuras, abordadas anteriormente, que absorvem parte da radiação, algo que colocaria a vida dos astronautas em risco.

Sem a camada protetora da atmosfera, expostos a radiações extremamente nocivas e com fatos de cores que absorveriam parte dessa radiação, a saúde dos astronautas poderia estar em causa, nomeadamente devido à exposição da pele às referidas radiações e às temperaturas incomportáveis que se poderiam registar dentro do fato. Outra das razões para a cor branca prende-se com a visibilidade. Maior refletividade também significa maior visibilidade no escuro do espaço, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de acidentes.

Na mais recente missão da NASA, denominada Artemis II, que está agendada para novembro do próximo ano, os astronautas irão utilizar um fato em tons de laranja e preto que enquanto estiverem na órbita lunar se tornará branco. Apesar da introdução destas novas cores nos fatos espaciais, é de esperar que o branco continue a simbolizar a conquista do espaço.