Azeite português é um dos melhores do mundo. Lisboa acolhe, pela primeira vez, Festival do Azeite Novo

A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe no dia 11 de dezembro, o 3º Festival do Azeite Novo, que reúne vários produtores, um reputado Chef, workshops, um mercadinho, stands de exposição e comercialização do azeite, um showcooking, música e muita animação.

Azeite
A União Europeia é líder mundial na produção, consumo e exportação de azeite. Representando aproximadamente 67% da produção global de azeite, a UE dedica cerca de 4 milhões de hectares ao cultivo de oliveiras.

A União Europeia (UE) é líder mundial na produção, consumo e exportação de azeite.

Representando aproximadamente 67% da produção global de azeite, a UE dedica cerca de 4 milhões de hectares ao cultivo de oliveiras, principalmente em países mediterrânicos como Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Estas regiões incluem olivais tradicionais, intensivos e superintensivos.

Espanha e Itália são os maiores consumidores de azeite da UE, com um consumo anual de cerca de 500 mil toneladas cada. A Grécia, no entanto, detém o maior consumo per capita, com 12 quilos por pessoa por ano.

Portugal, que é um importante produtor de azeite, destaca-se pela alta qualidade dos seus produtos, contribuindo significativamente tanto para o consumo interno quanto para as exportações. Os azeites portugueses, especialmente das regiões do Alentejo - 70-80% do total nacional - e Trás-os-Montes, têm sido internacionalmente reconhecidos pelo seu sabor único e excelência.

Para celebrar o azeite e a produção da nova campanha de 2025, Lisboa prepara-se para receber, pela primeira vez, o Festival do Azeite Novo.

azeitonas e azeite
Para celebrar o azeite, Lisboa prepara-se para receber, pela primeira vez, o Festival do Azeite Novo, um evento organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

Trata-se de um evento organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e que é considerada uma “celebração única do sabor, da tradição e da cultura mediterrânicas”.

No próximo dia 11 de dezembro, a emblemática Casa do Alentejo, em Lisboa, transforma-se num ponto de encontro para apreciadores de gastronomia, lifestyle e bem-estar, oferecendo um dia dedicado ao azeite - o “ouro líquido” da dieta mediterrânica.

Valorizar o azeite na alimentação saudável

A 3ª edição do Festival do Azeite Novo, que o CEPAAL está a organizar, “pretende valorizar o papel do azeite na alimentação saudável, na culinária gourmet e na promoção do estilo de vida mediterrânico”, que é reconhecido mundialmente pelo seu impacto positivo na saúde.

O Festival será também “uma oportunidade única para conhecer produtores e marcas que representam a excelência do azeite português”, diz o CEPAAL, que recentemente passou a ser liderado por Manuel Norte Santo, assumindo o cargo para o triénio 2025-2027 e sucedendo a Gonçalo Morais Tristão. O evento que tem lugar a 11 de dezembro conta com o apoio do Turismo do Alentejo e da Casa do Alentejo e engloba várias iniciativas.

Entre as várias iniciativas, há o Mercado de Produtores, que decorrerá entre as 11h00 e as 19h30, onde os visitantes podem descobrir azeites artesanais, produtos regionais e novidades do setor diretamente dos produtores.

Azeite
Os azeites portugueses, especialmente das regiões do Alentejo - 70-80% do total nacional - e Trás-os-Montes, têm sido internacionalmente reconhecidos pelo seu sabor único e excelência.

Às 11h30 tem lugar um workshop de saberes e sabores intitulado “Como escolher o melhor azeite para a sua mesa”. Todos são convidados a aprender a identificar azeites de qualidade para a sua mesa, guiados por especialistas do setor.

Segue-se uma prova de azeites, às 15h30, com um novo workshop, que o CEPAAL garante será “uma experiência sensorial única, onde os participantes exploram aromas e sabores de diversos azeites premium”.

Showcooking com receitas inspiradoras

À tarde, às 17h00, há um showcooking com o Chef André Cabrita, que promete apresentar “receitas criativas e inspiradoras que exaltam o azeite como ingrediente central”.

Manuel Norte Santo, o novo presidente do CEPAAL, não tem dúvidas de que, “com esta edição em Lisboa, o Festival do Azeite Novo aproxima-se de um público cosmopolita e exigente, reforçando a importância de valorizar produtos autênticos e promover hábitos alimentares saudáveis”. Para Manuel Norte Santo, esta experiência “combina gastronomia, cultura e lifestyle num dos cenários mais emblemáticos da capital portuguesa”.

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo é uma associação sem fins lucrativos com sede em Moura, no Alentejo.

Foi fundado em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo. Conta atualmente com 35 produtores e 12 instituições ligadas ao setor olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.