A possibilidade de neve desaparecerá em breve: o modelo europeu surpreende com a sua previsão para a próxima semana

Ainda que para o dia de hoje (2 de dezembro) haja possibilidade de queda de neve para a Serra da Estrela e alguns locais mais elevados do Norte, a previsão da próxima semana elimina a possibilidade futura da mesma.
Esta semana, como temos vindo a avançar, será repleta de períodos de chuva, por vezes, forte e poderá contar com temperaturas baixas, especialmente no Norte e faixa interior. Para o dia de hoje, terça-feira, os nossos mapas mostram possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela e em regiões do Norte, como Montalegre e Nordeste Transmontano, junto à fronteira com Espanha. Esta ocorrência poderá dar-se ao final da tarde, já depois da queda de neve desta manhã no Gerês.
Para os locais em questão, esperam-se cerca de -2 ºC para a Serra da Estrela e 1 ºC e 0 ºC para a zona em que se prevê neve em Montalegre e no Nordeste Transmontano, respetivamente. Por este motivo, a probabilidade de queda de neve aumenta nestes sítios, somando a possibilidade de ocorrência de precipitação.

Ainda assim, após este evento é esperado que as temperaturas voltem a subir, eliminando qualquer possibilidade de neve nos próximos dias. Confira abaixo a previsão para a semana de 8 a 15 de dezembro.
As anomalias térmicas poderão intensificar-se na próxima semana
Ainda que os mapas mostrem uma anomalia positiva para esta semana, entre 1 e 8 de dezembro, é esperado que esta se intensifique na próxima semana (8 a 15 de dezembro), dado a subida esperada dos valores de temperatura mínima e máxima.

Na verdade, é possível observamos uma subida dos valores mínimos já a partir de quinta-feira, dia 4 de dezembro, onde os termómetros podem variar entre os 6 ºC na Guarda e os 16 ºC em Lisboa.
Os valores poderão manter esta tendência ao longo dos próximos dias, resultando em anomalias positivas de entre 1 a 3 ºC no continente e no arquipélago da Madeira. Nos Açores esperam-se anomalias até 1 ºC, acima da normal climatológica.
Anomalias de precipitação também se poderão intensificar
Em relação à precipitação, as anomalias positivas também se vão intensificar face à semana atual. Tanto o continente como os arquipélagos deverão apresentar diferenças. A região do Minho poderá contar com a anomalia positiva mais pronunciada, entre 8 a 15 de dezembro, como podemos observar no mapa abaixo.

Os grupos Ocidental e Central dos Açores, assim como a região Sul do continente poderão contar com uma anomalia positiva entre 10 a 30% de precipitação a mais, face à normal climatológica. O grupo Oriental e o arquipélago da Madeira apresentarão anomalias mais baixas, até 10%.
O Norte e Centro poderão contar com valores até 60% acima do normal, enquanto a região do Minho poderá contar com valores até 90% acima do esperado para a época.
Desta forma, adivinha-se uma semana amena, do ponto de vista das temperaturas, e húmida, do ponto de vista da precipitação, para todo o território continental e insular português, dando lugar a um início de inverno climatológico mais quente e mais chuvoso do que o normal.