
Sabendo que se espera um ano de 2021 recheado de fortes ciclones tropicais, uma das áreas mais afetadas durante a época dos furacões está a dinamizar uma semana de preparação. Fique a saber tudo sobre esta semana, connosco!
Sabendo que se espera um ano de 2021 recheado de fortes ciclones tropicais, uma das áreas mais afetadas durante a época dos furacões está a dinamizar uma semana de preparação. Fique a saber tudo sobre esta semana, connosco!
A 30 de abril de 2021, filas paralelas de nuvens alinhavam-se sobre o sudoeste da Islândia. Pareciam ser nuvens onduladas bonitas, mas relativamente comuns. Então, o que torna este exemplar de nuvens tão único e interessante? Contamos-lhe mais aqui!
Sob a superfície super árida de Marte, ou Planeta Vermelho, existem fontes abundantes de gelo que um dia poderão ser acessíveis a exploradores humanos e até mesmo potenciais colonos. Saiba mais aqui!
O mês de abril de 2021 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Após vários dias de grande incerteza, o foguetão chinês que estava à deriva pelo espaço conseguiu atravessar a atmosfera e os seus destroços caíram no Oceano Índico sem causar vítimas.
O período de estabilidade e temperaturas elevadas tem as horas contadas, com interrupção súbita amanhã, dia no qual se espera uma descida excecional das temperaturas nalgumas regiões, precipitação, ventanias e inclusive risco de trovoada. Contamos-lhe mais aqui!
Quer sejam de amoníaco, água ou ácido, gotas de chuva de outros planetas são notavelmente semelhantes às da Terra. Um estudo analisou e quantificou a forma, tamanho e evaporação das gotas em diferentes atmosferas planetárias.
Tem-se verificado um deslocamento do eixo da Terra devido a diferentes fatores, entre eles as alterações climáticas. Contamos-lhe mais aqui!
O ousado plano de expansão espacial da República Popular da China alcança, por estes dias, um novo capítulo que pode ter um potencial desastroso. Fique a saber mais sobre esta incidência e de que forma pode afetar o planeta Terra, connosco!
Nos próximos dias vamos sentir um adiantamento do verão em quase todo o país. Nalgumas localidades os termómetros chegarão perto dos 30 ºC. Contudo, temos de estar atentos a uma tempestade (Mathieu?) no Atlântico Norte, que passará por um processo de ciclogénese explosiva. Saiba mais aqui!
À medida que os glaciares em todo o mundo diminuem devido às alterações climáticas, algumas comunidades enfrentam um novo problema: o súbito desaparecimento dos seus rios. Saiba mais aqui!
Nas próximas noites temos um encontro astronómico ‘marcado’ com o céu. Aproxima-se o pico das Eta Aquáridas, mas quantas vamos poder ver e de onde serão melhor observadas? Contamos-lhe tudo aqui!