
Vem aí dias de tempo quente. A partir de hoje, o verão afirma-se categoricamente em Portugal continental, trazendo até nós uma possível onda de calor. Prevê-se que o termómetro ultrapasse os 40 ºC em várias regiões do país! Confira a previsão!
Vem aí dias de tempo quente. A partir de hoje, o verão afirma-se categoricamente em Portugal continental, trazendo até nós uma possível onda de calor. Prevê-se que o termómetro ultrapasse os 40 ºC em várias regiões do país! Confira a previsão!
A terra firme mais próxima deste "pólo de inacessibilidade" fica a quase 2700 km de distância, mas mesmo assim a influência humana ainda se faz sentir. Onde fica? O que existe neste lugar? Contamos-lhe aqui.
Os eventos meteorológicos extremos sucedem-se a um ritmo cada vez mais acelerado. Se na Europa reina a seca, resultado de meses sem precipitação, em algumas regiões da Oceânia os valores de precipitação batem recordes! Fique a saber mais sobre este assunto, connosco!
O aumento da área ocupada pelo anticiclone dos Açores nos últimos 200 anos não encontra precedentes em mais de mil anos, o que poderá explicar o clima cada vez mais seco em Portugal e Espanha. Atividade antropogénica parece estar na origem desta expansão. Saiba mais aqui!
Um fotógrafo entusiasta da astronomia capturou a passagem da Estação Espacial Internacional sobre o Sol a 17 de junho. A passagem durou menos de um segundo, mas foi o suficiente para captar imagens em alta resolução e com grande nitidez.
As altas temperaturas, associadas a fortes tempestades, secas, inundações e incêndios estão a colocar a produção de alimentos em risco. Veja aqui quais são as áreas agrícolas mais afetadas.
Cada vez há mais regiões no globo vulneráveis à seca, à escassez de água e aos impactos relacionados com as alterações climáticas. Saiba mais aqui!
O degelo do permafrost (constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados) está a causar danos irreparáveis e a responsabilidade é do aquecimento global, com mudanças profundas na criosfera das montanhas dos Himalaias. Saiba mais aqui!
O terramoto no Afeganistão, com uma magnitude de 5,9 na escala de Richter, já registou mais de 1000 mortos e mais de 1500 feridos. É considerado o tremor mais letal das últimas décadas.
É melhor aceitá-lo o mais cedo possível, temos de partilhar o Verão e o terreno com os insetos e sim, eles vão morder-nos. As consequências são geralmente leves: prurido, inchaço, vermelhidão... mas evitar complicações depende de saber o que fazer e, acima de tudo, o que não fazer.
O telescópio espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, que foi lançado em 2013, lançou uma série de dados que permitiram criar um mapa 3D da nossa Via Láctea. Saiba mais aqui!
Toda a região do Mediterrâneo está já a sofrer um certo nível de stress hídrico, sendo que o verão ainda agora começou. A falta de água é geradora de um leque variado de problemas que afetam as populações de várias formas. Fique a saber mais sobre este assunto, connosco!