
Trabalhar fora das horas normais de trabalho não só é prejudicial para a nossa vida social, como também tem um impacto significativo na saúde a longo prazo.
Trabalhar fora das horas normais de trabalho não só é prejudicial para a nossa vida social, como também tem um impacto significativo na saúde a longo prazo.
Cada vez mais zonas mortas de tamanho e número crescentes estão a desenvolver-se nos nossos oceanos, uma catástrofe causada principalmente pela atividade humana.
A atividade humana não é a única fonte de emissões de CO2; outros processos naturais, como a alteração e a erosão das rochas, também emitem grandes quantidades de gases com efeito de estufa para a atmosfera.
O fenómeno climático global La Niña deverá reaparecer nos próximos meses, o que poderá conduzir a uma atividade ciclónica significativa no Atlântico Norte antes do outono.
Uma equipa de biólogos descobriu em 2021 ao largo dos Açores (Portugal) um peixe-lua com quase 3 toneladas, um recorde mundial para esta espécie, mas também para peixes ósseos.
Os glaciares dos Alpes têm vindo a diminuir gradualmente desde há várias décadas e muitos deles estão destinados a desaparecer, muito mais cedo do que podíamos imaginar.
Embora a ideia possa parecer rebuscada, a utilização de águas residuais para produzir combustível pode ser particularmente interessante, especialmente para limitar a poluição atmosférica significativa causada pelos aviões.
O consumo mundial de carvão nunca foi tão elevado como em 2023, embora existam muitas disparidades significativas de país para país.
De acordo com investigadores americanos, o antigo vulcão McDermitt, no Nevada, pode esconder nas suas entranhas um depósito de mais de 100 milhões de toneladas de lítio. Uma vantagem para este mineral cada vez mais procurado?
Após 3 anos e várias tentativas, o rover Curiosity chegou a um ponto preciso em Marte, a crista do Gediz Vallis, uma zona de particular interesse para os cientistas responsáveis pela missão.
Com a descoberta de formações rochosas específicas, os cientistas responsáveis pela missão Curiosity podem agora afirmar que o clima do planeta Marte era semelhante ao da Terra há milhares de milhões de anos.
O derretimento do gelo mundial está a acelerar todos os anos, mas quais seriam as consequências globais se o gelo desaparecesse completamente?
Tendo o pico das Perseidas acabado de terminar em meados de agosto, quais são as próximas chuvas de estrelas cadentes que podemos esperar ver nos próximos meses?
O Icon of the Seas é o maior navio de cruzeiro alguma vez construído e vai navegar nos mares das Caraíbas nos próximos meses. No entanto, representa também um risco significativo para o ambiente.
Segundo os investigadores, há mais de 30 anos que a Terra recebe um sinal de rádio longo e muito regular. No entanto, apesar das análises efetuadas, a sua origem ainda é desconhecida.
Após a descoberta de uma anomalia de calor acentuada sob a superfície da Lua, os cientistas especularam que um tipo de vulcanismo anteriormente desconhecido poderia ter sido a sua causa.
Durante mais de um ano, 4 participantes simularão a vida em Marte a partir da Terra, permitindo uma melhor preparação para futuras missões organizadas ao Planeta Vermelho.
Como é que o Megalodon, o maior predador marinho que alguma vez percorreu os oceanos, se extinguiu há cerca de 3,6 milhões de anos? Um novo estudo científico da UCLA dá-nos novas respostas sobre o assunto.
O buraco na camada de ozono é um assunto que tem sido muito noticiado nos últimos anos. Mas o que aconteceria se o ozono desaparecesse completamente da nossa atmosfera? Um novo estudo científico debruçou-se sobre o assunto e os resultados são surpreendentes.
Um estudo científico recente sobre as trajetórias futuras dos asteróides no Sistema Solar revelou que cerca de vinte deles poderão potencialmente atravessar a órbita da Terra num futuro não muito distante.