Recorde dececionante: 2023 coroado como o ano mais intensivo em consumo de carvão de que há registo

O consumo mundial de carvão nunca foi tão elevado como em 2023, embora existam muitas disparidades significativas de país para país.

Carvão
O carvão é uma das principais fontes de emissão de CO2 para a atmosfera e, por conseguinte, contribui significativamente para o aquecimento global.

Embora 2023 deva ser o ano mais quente alguma vez observado desde o início dos registos meteorológicos, a Agência Internacional da Energia (AIE) anuncia também outro registo muito triste: o nosso consumo de carvão nunca foi tão elevado como em 2023.

Vários milhares de milhões de toneladas de fumo

Se a questão do aquecimento global ganha ainda mais relevância este ano, que deverá ser o mais quente alguma vez registado no planeta em relação à era pré-industrial, o consumo mundial de carvão, combustível que emite para a atmosfera uma grande parte do CO2 responsável pelo aquecimento global, nunca foi tão significativo como em 2023.

De facto, a Agência Internacional da Energia anunciou na sexta-feira, 15 de dezembro, que a procura mundial de carvão atingirá 8,53 mil milhões de toneladas em 2023. Este valor particularmente importante representa, assim, um novo recorde, ultrapassando o anterior, registado em 2022.

A agência indicou, nomeadamente, que o maior consumidor de carvão é o continente asiático. Este ano, o consumo na China registou um aumento de 4,9% em relação a 2022, ou seja, mais de 220 milhões de toneladas. A Índia também registou um aumento de +8% em relação ao ano passado, mas foi na Indonésia que o aumento foi mais significativo, uma vez que o país viu o seu consumo de carvão aumentar +11% em relação a 2022.

Em contrapartida, a utilização do carvão abrandou significativamente na Europa, onde foram queimados menos 107 milhões de toneladas de carvão (uma diminuição de 23% em relação a 2022). Os Estados Unidos também foram um bom aluno, pois o seu consumo também diminuiu 21% este ano. Esta diminuição do consumo deve-se, nomeadamente, à evolução das centrais elétricas que abandonam progressivamente esta energia prejudicial ao clima, mas também à fraqueza da atividade industrial nestas regiões.

Rumo a uma redução do consumo no futuro?

No entanto, a AIE quer ser relativamente otimista quanto ao futuro. De facto, as despesas mundiais com o carvão deverão começar a diminuir a partir de 2024, segundo previsões publicadas dois dias após o final da COP28, que apelou nomeadamente a um abandono mais franco mas progressivo dos combustíveis fósseis, dos quais o carvão faz obviamente parte.

A agência conta, nomeadamente, com a vontade de aumentar as energias renováveis (solar, eólica, etc.), mas também a energia nuclear à escala mundial, para limitar a dependência de muitos países em relação ao carvão. Assim, segundo a AIE, o consumo mundial de carvão deverá atingir o seu pico em 2023, o que implicaria um declínio a partir do próximo ano.

No entanto, a China continua a ser o maior consumidor de carvão do mundo. A sua utilização representa 54% do consumo total mundial e mais de 60% do carvão queimado é utilizado para produzir eletricidade. O país continua a construir novas centrais elétricas a carvão, tendo sido aprovados este ano 52 GW de novos projetos.

No entanto, se o país não sofrer demasiados riscos climáticos (ondas de frio ou de calor) no próximo ano, esta despesa com o carvão poderá diminuir, de acordo com o IAE, que prevê, de facto, uma queda no período 2024-2026. Assim, a Índia deverá tornar-se, num futuro próximo, o maior consumidor e utilizador de carvão do mundo.

No entanto, a proliferação das energias renováveis deverá conduzir a uma diminuição do carbono na Terra nos próximos anos, o que é uma boa notícia na luta contra o aquecimento global.

Até lá, no entanto, alguns paradoxos terão ainda de ser resolvidos, como é o caso da Indonésia, que viu o seu consumo de carvão (na indústria mineira) aumentar significativamente nos últimos anos devido à crescente exploração do níquel, um metal importante na construção de baterias para carros elétricos.