Samuel Biener

Samuel Biener

Redator e Editor Audiovisual - 12 artigos

Licenciado em Geografia e Ordenamento do Território em 2016 e Mestre em Planeamento e Gestão de Riscos Naturais em 2017, ambos pela Universidade de Alicante. Samuel tem ampla formação em aspetos relacionados com Geografia e riscos de origem atmosférica, com participação em várias conferências e eventos organizados por organismos de investigação ou entidades públicas.

O seu amor pela meteorologia está ligado aos fenómenos meteorológicos extremos tão típicos do Mediterrâneo. Atualmente, Samuel especializou-se no campo da Climatologia e na divulgação de informação sobre os efeitos das alterações climáticas na bacia do Mediterrâneo. Tem uma extensa carreira como investigador e divulgador no Laboratório de Climatologia da UA, ligado ao Instituto Interuniversitário de Geografia. Foi formador no Gabinete de História Natural de Madrid para preparar os concursos de observador meteorológico da AEMET. Também colabora com vários meios de comunicação locais e regionais, e desembarcou na Meteored em 2019 como redator e editor audiovisual.

Participou em várias conferências sobre meteorologia e climatologia como orador, e publicou artigos em revistas especializadas de prestígio nacional e internacional, focando-se em aspetos relacionados com a Geografia, riscos atmosféricos e alterações climáticas no Mediterrâneo. É membro da Associação de Geógrafos Espanhóis e da Associação Meteorológica do Sudeste.

Artigos de Samuel Biener

Alucinante: um lugar onde não chove há milhões de anos
Atualidade

Alucinante: um lugar onde não chove há milhões de anos

Embora o deserto esteja frequentemente associado a grandes dunas e temperaturas elevadas, alguns dos lugares mais secos do planeta estão longe dessas imagens. Um deles são os Vales Secos da Antártida, um território de quase 5.000 km² desprovido de gelo.

Drones a sobrevoar o deserto... para fazer chover!
Atualidade

Drones a sobrevoar o deserto... para fazer chover!

Podemos criar chuva no meio do deserto? Este é um dos principais objetivos da investigação que está a ser realizada nos Emirados Árabes Unidos. Como é possível? Contamos-lhe mais sobre isso aqui!

Parece ficção científica: haboobs varrem a Arábia Saudita
Atualidade

Parece ficção científica: haboobs varrem a Arábia Saudita

Ontem, na Arábia Saudita, foram vividos acontecimentos que lembravam alguns filmes de ficção científica, com enormes tempestades de areia ou haboobs que deixaram à sua passagem uma perda significativa da visibilidade e rajadas de vento intensas.

A cidade de Madrid paralisada pela neve
Atualidade

A cidade de Madrid paralisada pela neve

As previsões cumpriram-se e na cidade de Madrid caiu o nevão mais forte do século. Aqui mostramos-lhe as imagens mais impressionantes deste episódio extraordinário.

O mistério de Shanay-timpishka, o rio peruano que ferve
Ciência

O mistério de Shanay-timpishka, o rio peruano que ferve

Considerado uma lenda há vários séculos, no coração da Amazónia peruana encontramos um pequeno rio cujas temperaturas se aproximam dos 100 ºC. Como é isto possível se o vulcão mais próximo se encontra a 700 quilómetros de distância? Contamos-lhe mais aqui.

Furacão Lorenzo faz história e já é categoria 5
Atualidade

Furacão Lorenzo faz história e já é categoria 5

O furacão Lorenzo surpreendeu a comunidade meteorológica e nas últimas horas alcançou a categoria 5, com ventos sustentados de 260 km/h. Um furacão de recorde na área oriental do Atlântico, que nos próximos dias alterará a trajetória rumo a nordeste. O que poderá acontecer? Contamos-lhe aqui.