6 espaços naturais na Europa que não pode deixar de visitar

A celebração do Dia Europeu dos Parques Naturais tem como objetivo realçar a importância destas áreas naturais protegidas. Eis uma coleção de alguns dos parques naturais mais impressionantes da Europa...

O Dia Europeu dos Parques é celebrado todos os anos a 24 de maio. A data foi escolhida porque os primeiros parques naturais do continente europeu foram declarados na Suécia em 24 de maio de 1909. O slogan escolhido para a edição de 2024 é: “Vote na Natureza!”, aproveitando as próximas eleições europeias.

Algumas das áreas naturais mais impressionantes da Europa

A Federação EUROPARC, uma organização criada em 1973 que reúne um conjunto de instituições dedicadas à conservação da natureza e às áreas naturais protegidas em quase 40 países, promove a celebração deste dia desde 1999. De seguida, mostramos-lhe alguns dos espaços naturais mais singulares da Europa, numa compilação que preparámos a partir da Meteored.

Parque Nacional de Timanfaya, Espanha

O Parque Nacional de Timanfaya está localizado na parte centro-oeste da ilha de Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), num ambiente vulcânico que parece saído de outro planeta. Estas paisagens desoladas foram colonizadas por um universo vegetal e animal de grande valor adaptativo.

Este espaço natural foi declarado com este nível de proteção em 1974, e é o resultado das erupções ocorridas entre 1720 e 1736, e em 1824. Hoje podemos contemplar impressionantes construções vulcânicas, mares de lava, campos de cinzas, hornitos e tubos vulcânicos, onde estão disponíveis uma série de visitas guiadas e atividades.

Parque Natural da Madeira, Portugal

Esta área natural criada em 1982 cobre aproximadamente dois terços do território da espetacular ilha da Madeira. Abrange todos os concelhos, do extremo leste ao oeste, com maior expressão no centro e na costa norte da ilha, onde se concentra a floresta laurissilva, a floresta subtropical típica das ilhas da Macaronésia.

Declarada como Reserva Biogenética, a área protegida deste parque inclui a floresta Laurissilva, as Reservas Naturais das Ilhas Desertas e Selvagens, a Reserva Natural do Garajau, a Reserva Natural da Rocha do Navio e, claro, o próprio Parque Natural. É imprescindível percorrer pelo menos uma levada, valas que pendem das arribas.

Parque Nacional das Dolomitas de Belluno, Itália

Este parque natural no Vêneto (norte de Itália) foi criado para proteger não só um precioso ecossistema de flora e fauna espalhado por uma área que vai dos 412 aos 2565 metros de altitude, mas também para conter a presença humana nestas paisagens de conto de fadas.

Esta área natural foi criada em 1990 e cobre mais de 31.000 hectares. Existem exemplos impressionantes de modelação cársica, e a área tem uma grande abundância de recursos hídricos. Tal como toda a cadeia das Dolomitas, o parque é um dos tesouros mundiais protegidos pela UNESCO.

Parque Nacional dos Pirenéus

O Parque Nacional dos Pirenéus foi declarado como tal em 1967 e estende-se por 45700 hectares, com 100 km de comprimento e 10 km de largura, divididos em dois departamentos (Hautes-Pyrénées e Pyrénées-Atlantiques). O ponto mais alto é o Vignemale, que se eleva a 3298 m, embora todo o parque esteja abaixo dos 1000 m.

Para além dos seus incríveis vales, cascatas, lagos e picos, é um dos mais ricos de França pela sua variedade de flora (12% das quais são espécies endémicas) e fauna. Abriga numerosas manadas de camurças (o símbolo do parque) e numerosas aves de rapina ameaçadas de extinção, como o abutre barbudo e a águia dourada.

Parque Nacional da Floresta Negra, Alemanha

Esta área natural de mais de 10.000 hectares foi criada em 2014 e situa-se no triângulo fronteiriço da Alemanha, França e Suíça. O ponto mais alto é o Monte Feldberg, que atinge 1493 metros. Em algumas zonas, não houve presença humana nos últimos 100 anos, o que explica o seu excecional estado de conservação.

A melhor maneira de explorar a imensidão da Floresta Negra é fazer caminhadas pelas florestas ou andar de bicicleta de montanha. Uma das melhores alturas para a visitar é no outono, quando a vegetação de folha caduca se veste de tons de ocre.

Parque Nacional de Snowdonia-Eyri, Reino Unido

Criado em 1951 como o terceiro maior parque nacional de Inglaterra e do País de Gales, o Parque Nacional de Snowdonia-Eyri é um dos mais movimentados do Reino Unido. Abrange uma área de 2142 km² da região de Eryri (Snowdonia) e é o lar de Snowdon, que, com quase 1100 metros, é a montanha mais alta de Inglaterra e do País de Gales, e é um dos locais mais movimentados do parque.

Cerca de 4 milhões de pessoas visitam Snowdonia todos os anos para explorar os seus picos imponentes e vales deslumbrantes, e é a casa de cerca de 26.000 pessoas. Para aqueles que preferem algo um pouco mais calmo, existem inúmeros trilhos para caminhadas que serpenteiam à volta das suas messes, lagos e praias.