Os 10 vídeos mais incríveis de 2023! Eventos climáticos extremos e fenómenos naturais

No Meteored compilamos os vídeos mais impressionantes de 2023 que nos deixaram um grande repertório de meteorologia extrema e fenómenos naturais chocantes. Tempestades de areia, inundações repentinas, formações de nuvens, ondas gigantes... Qual será o nosso número 1?

O top 10 com vídeos mais impactantes do ano virou um clássico da Meteored. A nossa equipa editorial já acumula mais de meia década de busca diária e incansável por depoimentos audiovisuais, mostrando desde os fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta até pequenas curiosidades ou desastres naturais.

Nesta edição temos um ranking muito impressionante, com alguns eventos atmosféricos que se revelaram catastróficos de uma forma ou de outra, refletindo o avanço imparável das atuais alterações climáticas, ou algum fenómeno natural que o deixará de boca aberta pois pensará que é de algum cenário de ficção científica.

Na nossa secção de vídeos encontra todos os dias os fenómenos mais impactantes vistos ao redor do planeta. Não os perca!

Com o número 10 temos uma grande tempestade de areia que atingiu a cidade de Marrakech (Marrocos) em agosto, deixando o céu da cidade laranja e com rajadas de vento de mais de 80 km/h. Os danos foram muito graves. Para a nona posição passamos para a Colômbia, especificamente para as praias de La Boquilla, no norte de Cartagena. Uma mulher morreu instantaneamente após ser atingida diretamente por um raio enquanto caminhava.

Na oitava posição saltamos para a Europa, concretamente para Bardonecchia, nos Alpes Piemonteses (Itália). Em meados de agosto, uma grande tempestade causou uma inundação repentina e espetacular nas ravinas da região. Pulamos a lagoa para ir até a Guatemala, onde poucos dias depois um impressionante raio que “saiu” do imponente vulcão Agua foi capturado no momento certo. Sem dúvida merece o sétimo lugar!

Estes acontecimentos lembram-nos a importância de prestar atenção aos avisos meteorológicos para evitar acidentes ou tragédias num planeta onde os fenómenos meteorológicos são cada vez mais extremos devido às alterações climáticas.

Continuamos a subir para chegar à sexta posição. Há algumas semanas o rio Iskitimka, no sul da Rússia, ficou tingido de um vermelho muito intenso devido à descarga de um poluente não identificado. Em quinto lugar viajamos para o município colombiano de Villa Caro, com um chocante deslizamento de terra após um episódio de fortes chuvas. O quarto lugar vai para um impressionante stratocumulus volutus associado a uma poderosa frente de rajada, que deixou ventos intensos em meados de outubro no norte do Uruguai.

Os 3 melhores vídeos de 2023

Chegamos ao pódio, com um resultado muito próximo. A medalha de bronze vai para o episódio de ventos com força de furacão que deixou vários feridos em meados de novembro no distrito de Küçükçekm, em Istambul. A segunda posição vai para uma terrível nuvem prateleira que varreu a Normandia (França) no final de agosto. Parece uma tempestade Tornado Alley?

O vencedor do ranking é um vídeo impressionante gravado no Cabo Cornwall, no sudoeste da Inglaterra, onde a poderosa tempestade Noa deixou ventos de mais de 150 km/h e estas ondas gigantescas. Este é o justo vencedor! Esperemos que 2024 nos traga uma classificação mais suave.