
A Terra está prestes a atingir a sua distância máxima do Sol: isso acontecerá no início deste mês de julho. O que é que está a acontecer, quais serão as consequências e qual será o efeito no verão que está a chegar agora?
Licenciado em Ciências Geológicas e mestre em Geologia Aplicada à Engenharia e aos Riscos pela Universidade La Sapienza de Roma, Lorenzo Pasqualini realizou também períodos de estudo na Universidade de Waterloo (Canadá) e na Faculdade de Geologia da Universidade de Oviedo (Espanha), especializando-se no domínio da Hidrogeologia.
Desde criança que é apaixonado pelos fenómenos naturais, tanto geológicos como meteorológicos, e também pelo jornalismo, pelo que, em 2009, começou a colaborar com jornais e revistas cobrindo temas de ambiente, geologia, meteorologia e atualidade. Em 2012, frequentou o Curso Euro-Mediterrânico de Jornalismo Ambiental "Laura Conti", na Universidade de Savona, e é membro da Ordem dos Jornalistas do Lácio desde 2013.
Desde 2014 vive permanentemente em Madrid, de onde colabora como freelancer para várias publicações periódicas italianas sobre a atualidade em Espanha, como o jornal "il manifesto". Participou em direto como jornalista especializado sobre a atualidade espanhola em rádios e televisões italianas, como a RAI Radio3, Rai News, LA7 e GiornaleRadio.FM. É autor do site informativo "El Itagnol", que fundou em 2012, e que se tornou um ponto de referência para a comunidade italo-espanhola, tendo sido premiado em 2019 pelo Comité dos Italianos no Estrangeiro (Comites Madrid).
Em 2017, foi escolhido pela Meteored para lançar o portal de língua italiana "Meteored Italia", do qual é chefe de redação. Em 2023, complementou os seus conhecimentos em meteorologia após frequentar o "Curso de Técnico Meteorológico" da AMPRO.
Apaixonado por montanhas e espeleologia, continua a ter uma ligação direta com a sua cidade natal, Roma, e com Itália, de onde faz #MeteoredConnection para informar - juntamente com os seus colegas de redação - sobre as previsões do tempo e a situação meteorológica no país.
A Terra está prestes a atingir a sua distância máxima do Sol: isso acontecerá no início deste mês de julho. O que é que está a acontecer, quais serão as consequências e qual será o efeito no verão que está a chegar agora?
No coração do Mar Jónico, a uma profundidade de mais de 3.400 metros, um sismómetro sofisticado regista terramotos próximos e distantes. Integrado à rede INGV, ele fortalecerá a monitorização sísmica e o sistema de alerta de tsunamis para a Itália e o Mediterrâneo.
Um vídeo extraordinário e nunca antes visto mostra o solo a deslocar-se durante o terramoto de magnitude 7,7 que atingiu Myanmar. As imagens documentam a rutura da superfície ao longo da falha ativa, perto do epicentro.
Como o novo Papa será eleito, em que data e quantos dias isto levará? Vamos descobrir juntos os detalhes deste antigo rito que se repete há muitos séculos e o incrível lugar onde a eleição acontecerá.
A 11 de fevereiro de 2013, teve lugar um acontecimento histórico, com a primeira demissão de um Papa em muitos séculos. Nesse dia, uma forte trovoada atingiu Roma e foi produzida uma imagem de cortar a respiração por cima da cúpula de São Pedro.
A basílica de Santa Maria Maggiore, no coração de Roma, local onde será sepultado o Papa Francisco, foi construída há quase 1600 anos na sequência de um fenómeno meteorológico espantoso.
A erupção do Etna, que teve início a 8 de fevereiro, está a produzir um fluxo de lava com mais de três quilómetros e meio de comprimento, visível a partir do satélite. Registaram-se também intensas emissões de cinzas, com problemas no aeroporto de Catânia.
A nova atividade vulcânica do Etna deu origem a uma erupção efusiva que gerou um fluxo de lava com três quilómetros de comprimento. A parede de lava avança sobre a neve que cobre o vulcão, dando origem a imagens espetaculares.
Um enxame sísmico com centenas de terramotos está a afetar a ilha grega de Santorini, conhecida pela sua antiga atividade vulcânica. Os geólogos estão a trabalhar para perceber se a atividade sísmica está ligada ao vulcão submarino Kolumbo ou se está relacionada com a tectónica.
O vulcão Teide, situado na ilha de Tenerife, nas Canárias, tem vindo a apresentar desde 2016 um comportamento considerado anómalo pelos especialistas. Este facto, juntamente com uma série de pequenos terramotos, está a gerar incerteza entre a população.
Em janeiro de 1610, há 415 anos, o astrónomo Galileu Galilei descobriu as luas de Júpiter, chamadas satélites mediceanos ou galileanos. Foi, portanto, uma descoberta muito importante, e esperam-nos novas descobertas nos anos vindouros.
Neste momento, a catástrofe ambiental no Mar Negro está a tomar dimensões cada vez maiores. O naufrágio de dois petroleiros provocou uma fuga de petróleo nas zonas costeiras. Veja mais informações e o vídeo.
O Lago Enigma, na Antártida, representa uma cápsula do tempo que guarda os segredos da vida antiga, um vestígio fóssil da comunidade viva que povoava a região antes de o lago ter sido selado pelo gelo.
O derretimento dos glaciares dos Alpes está a causar a redefinição das fronteiras entre a Itália e a Suíça – veja porquê e como vão mudar.
A sétima erupção fissural em menos de um ano começou há algumas horas no sistema vulcânico de Svartsengi, na Islândia. Veja os vídeos espetaculares da erupção e a situação.
5 de novembro é o Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis. O que são estes fenómenos, como se formam, onde são mais frequentes e perigosos no mundo e como nos podemos proteger?
O seu nome tem raízes num passado distante da nossa história, e é o único vestígio que resta de uma época em que era o oitavo mês do ano no calendário. Descubra os detalhes aqui.
Houve um tempo em que setembro era o sétimo mês do ano no calendário em uso e essa marca permanece no seu nome até hoje. Veja mais informações aqui.
A expedição do Deep Carbon Lab da Universidade de Bolonha à Gronelândia começou em junho para estudar o hidrogénio natural, identificando assim uma possível fonte de energia limpa para as atividades humanas.
Uma espetacular erupção estromboliana do vulcão gémeo do Vesúvio no Japão ocorreu nos últimos dias. O Sakurajima entrou em erupção, gerando uma coluna de cinzas que se elevou vários quilómetros.