Conclave: quando e como será eleito o novo Papa, na sala mais famosa e maravilhosa do Vaticano
Como o novo Papa será eleito, em que data e quantos dias isto levará? Vamos descobrir juntos os detalhes deste antigo rito que se repete há muitos séculos e o incrível lugar onde a eleição acontecerá.

Após a morte do Papa Francisco, a antiga maquinaria do Vaticano foi ativada e levará à eleição do novo pontífice. O conclave, reunião do colégio cardinalício que acontecerá a portas fechadas num dos lugares mais bonitos de Roma, uma obra-prima renascentista visitada todos os anos por milhares de pessoas, decidirá quem sucederá o Papa Francisco. Mas vamos prosseguir em ordem.
O que é o conclave e como funciona?
O termo conclave vem do latim e significa "sala trancada", referindo-se ao facto de que a assembleia que decidirá o novo Papa é fechada para qualquer pessoa que não faça parte da reunião de cardeais.
Nem todos os cardeais da Igreja Católica participam no conclave, mas apenas os com menos de 80 anos. Esta foi uma decisão tomada pelo Papa Paulo VI em 1970.
Se um cardeal completar 80 anos nos dias seguintes à morte do Papa, ou durante os dias do conclave, ele não perde o direito de votar. Em 21 de abril de 2025, havia 135 cardeais eleitores e 117 não eleitores.
Os cardeais que elegem o Papa, uma cerimónia que completará 135 anos em 2025, chegam a Roma nos dias que antecedem o conclave e ficam hospedados na Domus Sanctae Marthae, a Residência de Santa Marta, um hotel localizado no território da Cidade do Vaticano.
O conclave começa entre 15 e 20 dias após a morte do Papa. De acordo com informações atualizadas a 22 de abril, a assembleia que decidirá o sucessor do Papa Francisco não poderá começar depois de 10 de maio, mas ainda poderá começar alguns dias antes.
O dia do conclave é um momento muito importante, no qual são seguidos ritos antigos que se repetem há muitos séculos. Tudo começa com uma missa na Basílica de São Pedro, com a presença de todos os cardeais.
À tarde, os cardeais reúnem-se no Palácio Apostólico, na Capela Paulina, e então iniciam, juntamente com outros prelados, uma procissão que segue em direção à Capela Sistina, um dos mais famosos tesouros culturais e artísticos da Cidade do Vaticano.
É aqui mesmo, neste lugar considerado uma das obras-primas mundiais do Renascimento, que acontece o encontro a portas fechadas que levará à escolha do novo pontífice.
A esplêndida paisagem da Capela Sistina
Construído entre 1475 e 1481 aproximadamente, sob o papado de Sisto IV della Rovere, de quem recebeu o nome, este vasto espaço é conhecido pela série de frescos que cobrem as suas paredes e abóbada, tornando-o uma das obras-primas do Renascimento e da arte mundial.
É aqui, neste cenário fascinante, que será realizado o conclave, a reunião que segue um processo centenário e que elegerá o 267º papa da Igreja Católica.

Durante os dias do conclave, a Capela Sistina estará fechada ao público e, portanto, não estará mais aberta para visitas, como acontece quase todos os dias do ano, no itinerário dos Museus do Vaticano.
A eleição: fumo preto ou fumo branco?
Todas as operações de votação ocorrem na Capela Sistina, que durante os dias do conclave fica praticamente isolada do mundo exterior. Um dos elementos mais notáveis desta eleição é que a comunicação com o mundo exterior, para que o mundo saiba quais são as decisões que estão a ser tomadas, acontece através de uma pequena chaminé.
Se os cardeais ainda não tiverem elegido o Papa, as cédulas são queimadas no fogão junto com uma substância que gera fumo preto.

Se o Papa foi eleito, o fumo é branco. No vocabulário italiano comum, as expressões "fumo preto" ou "fumo branco" são frequentemente utilizados para expressar o resultado de uma decisão.
Quanto tempo dura o conclave?
Para eleger um Papa, são necessários pelo menos dois terços dos votos dos cardeais eleitores. A votação continua por tempo indeterminado, com quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde.
Em 2013, o conclave que elegeu o Papa Francisco exigiu cinco votações e durou pouco mais de 24 horas.
O fumo branco será o que antecipará o anúncio ao mundo do nome do novo Papa, que neste maio de 2025 será o 267º. Nesse momento, o Papa eleito irá retirar-se para a Sala das Lágrimas, a sacristia da Capela Sistina, onde vestirá as vestes e a batina brancas.

Pouco depois, o Cardeal Protodiácono aparecerá desde a galeria central da Basílica de São Pedro, em frente a uma praça que estará lotada de fiéis, e pronunciará o Habemus Papam. Nesse momento, num dos momentos mais esperados pelos fiéis, aparecerá o novo Pontífice, que terá direito à bênção Urbi et Orbi.
Este momento também é acompanhado pelo toque dos sinos solenes de São Pedro e dos sinos de toda a Roma, um momento muito especial e solene que se repete há muitos séculos na cidade eterna.
Referência da notícia
Come funziona il conclave?. 22 de abril, 2025. Daniele Raineri.