Tempo em Portugal: Passagem de ano com tempo nublado, alguma chuva e esperança na queda de neve

O estado do tempo nos próximos dias em Portugal Continental será marcado pela nebulosidade, por alguma precipitação, que pode vir a ser intensa no novo ano, e pela esperança na queda de neve. Eis a previsão!


Depois de dias marcados ainda pela influência de um poderoso e invulgar anticiclone que pautou o estado do tempo em Portugal Continental e se fez notar pelo frio, sobretudo noturno e por alguns fenómenos meteorológicos principalmente, nas regiões do Douro, Nordeste Transmontano e Beira Alta, eis que este enfraqueceu.

Este enfraquecimento e a sua expansão permitiram a entrada de frentes atlânticas que deixaram alguma precipitação no território nacional continental, nomeadamente no Douro e Minho Litoral e em Trás-os-Montes, no dia de ontem (28).

O enfraquecimento do anticiclone, que se tem expandido em direção ao território nacional, e a formação de uma depressão junto às ilhas britânicas influenciarão o estado do tempo nos próximos dias em Portugal Continental.

Esta sexta-feira (29) foi marcada por céu geralmente nublado com períodos de chuva, em geral fraca, em especial nas regiões do Norte e Centro, particularmente no Minho e Douro Litoral. Precipitou ainda em algumas regiões do Alentejo e Algarve, no período da tarde.

O sábado (30) será pautado por períodos de céu muito nublado, principalmente nas regiões Norte e Centro da geografia continental. O mesmo se espera para regiões mais a Sul, ainda que aqui o céu passe a pouco nublado, a partir do meio a manhã, principalmente no Baixo Alentejo e Algarve.

São esperados períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro. Espera-se que ao longo do dia a precipitação se possa estender à Região Metropolitana de Lisboa e ao Alto Alentejo. Já o vento soprará igualmente fraco a moderado, predominantemente de sul. Nas terras altas e no litoral espera-se vento por vezes forte, em especial no Norte do país.

Quanto às temperaturas máximas, esperam-se 8º C para a cidade mais alta de Portugal, a Guarda.

Como será a a noite mais aguardada do ano e o início de 2024?

Para o dia e noite mais aguardados do ano (31) é esperado céu geralmente muito nublado e chuva, principalmente nas regiões Norte e Centro, com especial incidência no Douro e Minho Litoral, no período noturno. Ao longo do dia, espera-se que a chuva dê lugar a aguaceiros fracos e pouco frequentes e que o céu nublado possa também dar espaço a abertas.

Para os aficionados da neve, os dados disponíveis a este momento, permitem-nos acalentar alguma esperança para que a precipitação que se faça sentir seja na forma de neve, principalmente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, acima de 1200 a 1400 metros de altitude. São esperados para a cidade neve, Covilhã, 4º C de mínima.

Quanto ao vento, soprará tendencionalmente fraco a moderado do quadrante noroeste, com exceção para as terras altas, onde poderá ser forte.

Expectativa do estado de tempo para o dia 31 de dezembro, às 13h
Próximos dias ficarão marcados por nuvens carregadas no céu, precipitação, vento fraco a moderado e alguma esperança na queda da tão esperada neve.


O ano de 2024 começa com céu geralmente muito nublado no 1º de janeiro e praticamente sem chuva, à exceção do Minho e Douro Litoral, onde se prevê que esta seja fraca. O vento deverá manter a mesma tendência, fraco a moderado, desta feita do quadrante sul. Nas terras altas do Norte e Centro o vento deverá soprar também forte até meio da tarde.

Há a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior Norte e Centro da geografia continental, de neblina ou nevoeiro até final da manhã, e ainda de queda de neve no Gerês no período noturno. É esperada uma diminuição das temperaturas, em especial das mínimas, que poderão ser negativas nas regiões do interior Norte e Centro. Sentir-se-ão 8ºC de temperatura máxima em Bragança.

Para 2 de janeiro, os dados disponíveis até ao momento indicam-nos que haverá lugar a céu muito nublado e precipitação que pode ser intensa nas regiões Norte e Centro do país. O vento continuará a soprar fraco a moderado, podendo ser forte nas terras altas e na faixa litoral das regiões referidas. Espera-se um aumento das temperaturas em todo o território nacional. É expectável que Viana do Castelo não vá além dos 16º C de máxima.