O anticiclone dos Açores irá continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal continental, trazendo uma semana soalheira, seca e com temperaturas típicas de verão. Saiba em que zonas!
   O anticiclone dos Açores irá continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal continental, trazendo uma semana soalheira, seca e com temperaturas típicas de verão. Saiba em que zonas!
  A descoberta das pegadas de um amniote (um antepassado dos répteis) com 356 milhões de anos, fossilizadas numa rocha, mostra que a origem e evolução destes vertebrados foi mais precoce do que se esperava.
   Depois de alguns altos e baixos quanto à instabilidade atmosférica, é expectável que esta semana seja sobretudo seca e soalheira, podendo contar com um aumento das temperaturas, especialmente no Sul de Portugal. Saiba a previsão completa!Mais informação: Tempo em Portugal na próxima semana: começa com chuva, mas o anticiclone reafirma-se e a estabilidade ganha força
   Apesar da semana se iniciar com alguma chuva, depressa o anticiclone se irá afirmar e trazer de volta a estabilidade atmosférica e um novo aumento das temperaturas.
   O dia de hoje, sábado, brinda-nos com sol, alguma nebulosidade e um calor que há muito não sentíamos. Mas dos 30ºC, depressa voltaremos aos 20ºC e à chuva. Confira a previsão!
   A estabilidade parece estar de volta a Portugal continental, ainda que seja "sol de pouca dura". Nos próximos dias as temperaturas sobem até aos 30 ºC, mas voltarão a diminuir. Saiba mais aqui!
  O modo meridional do Pacífico (PMM) caracteriza as interações ar-mar no Pacífico Norte subtropical e tropical oriental. No entanto, a sua influência na variabilidade da precipitação no Havai continua a ser desconhecida.
   Depois de uns últimos dias chuvosos, com trovoada e granizo em vários pontos das regiões Norte e Centro, eis que esta semana o tempo começa com o mesmo mote, sendo esperado o regresso da trovoada já amanhã.Mais informação: Há data para o regresso do calor e tempo estável a Portugal? Saiba o que revelam os mapas da Meteored
  O resultado de uma investigação, publicado na revista Nature, desafia a anterior compreensão da biomusicalidade nos animais. Saiba mais aqui!
  Atualmente, mais de metade da população mundial vive em cidades e prevê-se que esta percentagem aumente para quase 70% até 2050.
   A instabilidade que se instala em Portugal continental a partir de hoje deverá permanecer até sábado, sendo expectável um arranque de semana seco e soalheiro. Saiba mais aqui!
  Um novo elétrodo semelhante a um fio de cabelo torna a monitorização por eletroencefalografia (EEG) de alta qualidade e a longo prazo menos incómoda e discreta.
   Apesar desta segunda-feira amanhecer cinzenta em boa parte do país, e ainda com alguma chuva fraca dispersa, há uma tendência para a estabilidade atmosférica durante boa parte da semana para o continente.Mais informação: Modelo europeu prevê uma primeira quinzena de maio "atribulada": saiba o que esperar da chuva e trovoada em Portugal
   Depois de dias chuvosos, com trovoada e até com fenómenos como tornados e trombas de água, a próxima semana inicia-se mais calma, do ponto de vista atmosférico. Assim será até à chegada de uma nova depressão.
   Neste momento, segundo o IPMA, 14 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada previstas para o dia de hoje, sábado. Confira aqui como estará o tempo nos próximos dias!
  A agricultura “convencional” de alta intensidade e alto rendimento utiliza práticas que podem reduzir a saúde do solo e ter outros impactos ambientais negativos, já a agricultura biológica tem geralmente um menor impacto ambiental.
   Uma depressão fria está a afetar Portugal continental e a Madeira, tendo o IPMA emitido aviso amarelo para todos os distritos do continente e regiões do arquipélago. Confira a previsão!
  Numerosos fósseis de mamíferos primorosamente preservados, descobertos em estratos do Cretáceo Superior no deserto de Gobi, na Mongólia, desempenharam um papel fundamental na compreensão da evolução dos mamíferos do Mesozoico.
  Os investigadores da Universidade de Rostock e da Universidade de Birmingham publicaram as suas descobertas na revista Nature Photonics, abrindo possibilidades interessantes para tecnologias futuras.
  A missão ACES tem por objetivo testar a famosa teoria de Einstein e abrir novos campos de investigação sobre os fundamentos da física a partir da órbita do nosso planeta.