
O sol e o calor reinavam por cá há apenas alguns dias. Entretanto, o vento e o frio "tomaram conta" do tempo, e dentro de poucas horas, a chuva e a neve regressarão de rompante a Portugal continental. Saiba todos os detalhes aqui!
O sol e o calor reinavam por cá há apenas alguns dias. Entretanto, o vento e o frio "tomaram conta" do tempo, e dentro de poucas horas, a chuva e a neve regressarão de rompante a Portugal continental. Saiba todos os detalhes aqui!
A “lava” azul é um fenómeno incrível que acontece no vulcão indonésio de Kawah Ijen. Na verdade, não se trata realmente de lava. Então o que será? Contamos-lhe tudo aqui!
Após uma reta final da Semana da Páscoa com temperaturas elevadas e ambiente estável e soalheiro, dentro de poucas horas ocorrerá uma mudança drástica no tempo em Portugal continental. Primeiro com vento forte e frio e, mais tarde, com a chegada da chuva. Confira a previsão!
A 3 de abril deste ano, o Espectrómetro de Imagem de Resolução Moderada (MODIS) do satélite Earth da NASA estava na posição certa para detetar o que parece ser um "buraco" maciço nas nuvens. De que se trata este buraco captado nos mares do sul?
A variabilidade tipicamente primaveril, apanágio do tempo em abril, não será exceção em 2022. Após o calor do período pascal, os protagonistas da atmosfera serão outros na segunda quinzena do mês. Voltarão o frio, a chuva e até mesmo a neve a avançar para Portugal continental?
Até ao Domingo de Páscoa, prevê-se tempo geralmente soalheiro no nosso país, acompanhado por temperaturas que fazem lembrar o verão. Contudo, a partir da segunda-feira de regresso ao trabalho, o panorama meteorológico irá sofrer uma reviravolta em Portugal continental. Confira a previsão!
A Dracaena cinnabari, uma espécie de árvore icónica nativa do arquipélago de Socotra (Iémen), tem um longo historial de uso comercial e foi utilizada durante séculos para fins medicinais e rituais de alquimia. Contudo, o futuro da majestosa Árvore do Sangue de Dragão encontra-se ameaçado.
A depressão Evelyn e uma frente condicionarão o tempo durante a primeira metade da Semana da Páscoa, deixando aguaceiros e trovoadas que poderão ser localmente fortes. Mas, mais tarde, haverá nova “revolução” na meteorologia. O que irá acontecer? Confira a previsão!
A fase e a posição da Lua são aspetos que influenciam a altitude a que os andorinhões pretos, uma ave da América do Norte, voam. Como? Contamos-lhe aqui as surpreendentes descobertas em torno deste fenómeno!
A Semana da Páscoa terá dias de guarda-chuva e inclusive de neve, mas também outros com abertas e temperaturas de 25 ºC. Para quem vai de férias, será importante saber o tempo entre 8 e 17 de abril. Confira aqui, dia a dia, a previsão para Portugal!
Durante estes próximos dias, inclusive Domingo de Ramos, o tempo estará muito variável. Duas depressões, quase recém-nascidas no Atlântico, Diego e Evelyn, causarão instabilidade atmosférica, tanto nos Açores, como em Portugal continental, afetando outros países europeus. Confira a previsão!
Tudo indica que o tempo na Semana da Páscoa 2022 em Portugal continental seja marcado por chuva, sobretudo nos primeiros dias. Há, também, risco de trovoada. Depois disso, o panorama meteorológico poderá mudar. Confira a previsão!
Após o surpreendente nevão do passado domingo no norte de Portugal continental, os primeiros dias da semana serão condicionados por uma tempestade que deixará chuva e trovoada nalgumas regiões do país. A partir desta quarta-feira o tempo mudará de forma radical.
Quer saber como vai estar o tempo na semana da Páscoa? Neste artigo reunimos os comentários dos especialistas da Meteored acerca do tempo da Semana Santa em Portugal, bem como o facto da primavera se estar a tornar mais extrema a cada ano que passa. Contamos-lhe tudo aqui!
Nos próximos dias, as temperaturas vão sofrer uma queda acentuada e o inverno regressará temporariamente a Portugal. Haverá vento, geadas e um ambiente frio, com possibilidade de neve nalguns pontos do país. Outro temporal deverá atingir Açores e Madeira. Confira a previsão!
Um dos objetos mais famosos do céu - o remanescente de supernova Cassiopeia A - exibiu recentemente um movimento bizarro que intrigou os astrónomos. O que poderá estar a acontecer? Contamos-lhe mais aqui!
Abril é, por excelência, o mês primaveril, isto é, costuma apresentar uma variabilidade meteorológica muito pronunciada. Irá surpreender-nos com um arranque muito frio e relativamente seco, mas a longo prazo abrem-se muitas opções que poderão mudar esta tendência. O que podemos esperar do tempo em Portugal?
O tempo estável resiste em manter-se por mais que 1 ou 2 dias nesta primavera, e após a chuva dos últimos dias, a partir de quinta-feira uma massa de ar ártico vai atingir-nos, devolvendo a Portugal continental o inverno, algo que coincidirá com o início de abril.
A primeira metade da semana foi chuvosa, registou trovoada e, agora, chegaram as poeiras do Saara. Entretanto, no Atlântico, estão todas as atenções viradas para uma tempestade que atingirá os Açores e a Madeira. Chegará a Portugal continental?
Desde sábado, 19 de março, que a ilha de São Jorge nos Açores registou mais de 1300 sismos. Todos de baixa magnitude, estes pequenos terramotos levaram as autoridades a ativar, preventivamente, os planos municipais de emergência de Velas e Calheta. Haverá risco de erupção vulcânica?