Tempo para a Véspera e Dia de Ano Novo em Portugal: depressão subtropical poderá deixar chuva e vento em muitas regiões

A previsão para o fim de semana prolongado do Ano Novo mudou radicalmente. Ao invés de uma entrada de ar polar, Portugal estará exposto a uma depressão de latitudes subtropicais que trará chuva e vento a muitas regiões. Saiba quais, aqui!

portugal; costa atlântica; chuva; depressão
Os mapas de previsão meteorológica para a Véspera e Dia de Ano Novo alteraram-se de uma entrada de ar polar para a chegada de uma depressão subtropical que poderá produzir precipitação e vento forte nalgumas regiões de Portugal continental.

O anticiclone impôs o seu domínio sobre Portugal continental ao longo do Natal, gerando geada intensa no interior, nevoeiro localmente denso e persistente, poluição atmosférica excessiva nas principais cidades do país, inversões térmicas e sincelos. No entanto, as últimas horas de 2023 poderão reservar algumas alterações.

Em breve chegará a Passagem de Ano (Véspera e Dia de Ano Novo), altura em que muita gente vai aproveitar para ver as suas famílias ou fazer uma escapadela para aproveitar o fim de semana prolongado, pelo que será muito importante saber como estará o tempo. Tal como já explicamos anteriormente na Meteored Portugal, os próximos dias serão marcados por um enfraquecimento do anticiclone, algo que permitirá a chegada de chuva.

Reviravolta drástica na previsão: de ar polar passou-se a ar subtropical

Para além da precipitação associada a uma frente atlântica e reforçada por um rio atmosférico subtropical que cairá principalmente na Região Norte na quinta (28) e na sexta-feira (29), tudo indica que afinal durante o fim de semana não ocorrerá uma entrada de ar polar, mas sim mais chuva proveniente do Atlântico gerada pela aproximação de uma depressão com características potencialmente subtropicais. Uma reviravolta radical em relação ao que se previa inicialmente.

De acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), sábado, dia 30, deverá ser marcado por um estado do tempo estável, em princípio sem precipitação. Haverá períodos de nebulosidade de norte a sul do país, com tendência a diminuir gradualmente ao longo do dia, o que dará azo a abertas ou céu limpo nalgumas zonas de Portugal continental.

A visibilidade nas Regiões Norte e Centro poderá estar reduzida devido à presença de nevoeiro e neblinas matinais no próximo sábado, 30 de dezembro.

Espera-se nevoeiro matinal e geadas nalguns locais do interior Norte e Centro, com o vento a soprar fraco do quadrante Leste, bem como uma descida das temperaturas mínimas nas regiões setentrionais e centrais do país. As temperaturas manter-se-ão baixas onde houver mais nuvens e/ou nevoeiro, com valores que não ultrapassarão os 8-10 ºC no interior Norte, tal como nos últimos dias por causa do nevoeiro. Vão subir ligeiramente no Algarve, onde deverão atingir 18/19 ºC.

Possível aproximação de depressão na Véspera de Ano Novo

A madrugada de domingo (31), véspera de Ano Novo, será muito fria no interior, e, durante o dia, as temperaturas permanecerão muito baixas no Nordeste Transmontano, Douro e Beira Alta, com as máximas a atingir entre 6 e 10 ºC. Algumas geadas e possibilidade de nevoeiro ao amanhecer nalgumas zonas do interior. No entanto, no resto do país as máximas deverão registar uma ligeira subida devido ao ar quente impulsionado pela depressão que se deslocará das latitudes subtropicais e, regra geral, as temperaturas variarão entre 14 e 17 ºC.

A depressão, proveniente de latitudes subtropicais, subirá até perto do nosso país, impulsionando ventos de Sul-Sudoeste e ar bastante ameno que produzirá subida térmica.

Na Véspera de Ano Novo (31), no que concerne à chuva, prevê-se um aumento da nebulosidade um pouco por todo o país, sobretudo nas Regiões Norte e Centro e em particular nas zonas do litoral graças à aproximação desta depressão. Precisamente nas últimas horas de dia 31, às portas do momento da Passagem de Ano para 2024, poderá chover no Minho, Douro Litoral e em zonas do Alto Tâmega e Douro.

No resto do país, tudo indica que o tempo estará estável, mas com nuvens a cobrir os céus e uma atmosfera algo fresca ou fria, mas não demasiado gélida durante a noite. Ainda assim, esta previsão carece de confirmação nas próximas atualizações.

Dia de Ano Novo com possibilidade de chuva no país inteiro

Apesar de uma elevada incerteza no que diz respeito à evolução da trajetória desta depressão subtropical, de momento os mapas sugerem que o Dia de Ano Novo (1 de janeiro de 2024) seja caracterizado por chuva de norte a sul do país. O centro de baixas pressões aproximar-se-á do país pelo noroeste do país, despejando chuva de oeste para leste e que se distribuirá por grande parte do território.

Pela tarde/noite, não se exclui a possibilidade de aguaceiros e trovoadas na metade oriental da geografia do Continente e na parte mais meridional do país, isto é, nas regiões do interior e no Algarve.

previsão do tempo; Ano Novo; portugal; chuva
No Dia de Ano Novo uma depressão subtropical poderá deixar chuva de norte a sul do território de Portugal continental.

Ainda no dia 1 de janeiro de 2024, próxima segunda-feira, a depressão arrastará vento de Sul-Sudoeste, pelo que a atmosfera estará amena. Preveem-se rajadas de vento muito fortes de norte a sul do território, sobretudo no Litoral Norte e Centro, e nas terras altas, onde poderão atingir 90 km/h. No Alentejo e no Algarve o vento soprará com menos força.

Na terça-feira dia 2, o tempo chuvoso e ventoso deverá manter-se em boa parte do país, apesar de uma ligeira diminuição da instabilidade.