Vem aí sol e calor neste fim de semana, até quando vai durar?

A semana foi recheada por episódios de aguaceiros intensos, muitos de curta duração, e em alguns casos de trovoada e granizo. Mas durante este fim de semana as temperaturas vão subir. Será que esta situação de tempo estável e com sol, vai durar muito? Confira a previsão aqui, connosco!

mulher sol calor céu limpo névoa pouco nublado tempo estável
O sol e o calor vão chegar a terras lusas durante este fim de semana. Durarão muito?

O estado do tempo em maio em Portugal continental tem-se caracterizado por uma toada climática de grande variabilidade, mas sobretudo, instabilidade em termos meteorológicos. A chuva esta semana surgiu em força, especialmente nas regiões Centro e Sul do país, com direito a alguma trovoada e granizo.

De momento, a situação sinótica começa a assumir outro aspeto, dando azo a que o tempo surja mais radiante e luminoso no nosso país. O céu limpo ou pouco nublado, pouco a pouco começará a preencher os nosso dias de uma forma mais consistente no que resta do mês de maio, começando já neste fim de semana.

De facto, a chuva e a trovoada dos últimos dias cada vez serão mais escassas, mais irregularmente distribuídas pela geografia continental, surgindo apenas com enorme concentração pluviométrica (pelo menos 25 mm) no distrito de Faro, e sobretudo na sua metade ocidental.

O sol e o calor, vão durar muito?

Para já, as temperaturas vão continuar em ascensão ao longo deste fim de semana, atingindo o ponto máximo em cada região no domingo, dia 17. O sol e o calor vão começar a instalar-se no nosso país, criando as condições favoráveis à estabilidade do estado do tempo.

Se reparar, as manhãs tem sido predominantemente soalheiras, e as tardes e as noites mais chuvosas e elétricas (nalguns casos). Isto deve-se simplesmente ao facto de que, por estarmos no mês de maio, a luz solar diária possui uma maior duração.

Prevê-se no sábado chuva irregular pelo território português, somente concentrada geograficamente mais a Sul, sendo que no domingo instalar-se-á o calor e o céu predominantemente limpo no país

Ao acumular-se durante mais tempo, a radiação solar acaba por, através do calor, estimular os cumulunimbus que acabam por descarregar ora precipitação, ora trovoada, ora granizo. De acordo com o modelo Europeu, nosso modelo de maior confiança, o dia de hoje continuará numa alternância de períodos nublados, outros mais chuvosos, e outros mais soalheiros.

Para amanhã prevê-se cada vez menos chuva em território luso, somente situada mais a Sul. No domingo, instala-se o calor e o céu predominantemente limpo. Os termómetros vão registar temperatura máxima de 23 ºC no distrito do Porto, 17 ºC no da Guarda, 25 ºC no de Lisboa, 23 ºC no de Portalegre, 26 ºC no de Beja e 21 ºC no de Faro.

E no Portugal insular?

No arquipélago dos Açores a chuva e a nebulosidade mais carregada, com vento de Sul, até que no domingo o tempo estabiliza, com precipitação suave e períodos pouco nublados. Em Ponta Delgada o termómetro atingirá os 19 ºC de máxima. Já o arquipélago da Madeira, o Funchal terá 20 ºC de temperatura máxima durante o fim de semana, com vento Norte e céu limpo ou pouco nublado amanhã e mais carregado e cinzento no domingo.

Assim, este fim de semana será, sem dúvida, uma ótima altura para com a devida salvaguarda, realizar passeios ao ar livre, usufruindo da natureza e cumprindo, em simultâneo, as medidas de distanciamento social, no contexto pandémico que se vive gerado pela COVID-19. Na próxima semana o tempo vai arrancar mais estável e soalheiro.