Últimos dias de maio em Portugal: tempo quente impõe-se e temperaturas disparam para 35 ºC. Saiba onde fará mais calor

Este fim de semana será provavelmente o último período de maio com alguma precipitação em zonas de Portugal continental. A partir de segunda-feira (27) o tempo ficará mais quente. Saiba quando e em que regiões do país se prevê mais calor.

Este fim de semana será provavelmente o último período de maio com alguma precipitação nalgumas zonas de Portugal continental. Entre o fim da tarde de sábado (25) e até ao final da manhã de domingo, 26 de maio, preveem-se entre 1 e 5 mm de chuva acumulada no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), sendo que noutras zonas do litoral a norte do Cabo da Roca - nomeadamente no distrito do Porto - também poderá chuviscar no referido período.

O vento fresco de Nor-Noroeste (nortada) é um dos elementos do clima que, aliado à nebulosidade, vai impedindo que as temperaturas escalem mais do que seria de esperar nas zonas do litoral de Portugal continental, tendo em conta a massa de ar quente procedente do Norte de África que temos vindo a mencionar nas últimas previsões.

Apesar da ascensão em latitude do ar quente, como o país é pouco largo, o efeito de continentalidade não é tão acentuado nas regiões do interior da nossa geografia como em Espanha, e por isso é que as temperaturas raramente ultrapassam valores superiores aos registados no país vizinho. Mesmo assim, zonas do Vale do Guadiana e do Sotavento Algarvio ainda irão escalar aos 32/33 ºC neste último fim de semana de maio.

Prevê-se que terça-feira, 28 de maio, seja um dos dias mais quentes da próxima semana em Portugal continental. Vários locais irão registar 35 ºC de temperatura máxima.

Tem saudades do calor de verão? Prepare-se… o tempo vai aquecer!

Na segunda-feira (27) prevê-se uma descida das temperaturas mínimas. O céu irá apresentar-se pouco nublado ou limpo e o vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, com rajadas fortes na faixa costeira ocidental e nas terras altas (65 km/h). Porém, é a partir de terça-feira (28) que as temperaturas irão subir de maneira acentuada. Lisboa poderá ultrapassar o patamar dos 30 ºC entre terça (28) e quarta-feira (29)!

Para os amantes do sol e do calor o mês de maio irá despedir-se da melhor maneira dado que, no curto e médio prazo, os mapas vislumbram uma escalada acentuada das temperaturas entre terça (28) e quarta (29), com o calor a manter-se em várias regiões até sexta-feira, 31 de maio.

O anticiclone em crista vai continuar a aproximar-se da nossa latitude e a consolidar a sua influência nas imediações de Portugal continental. Apesar de alguma mobilidade deste centro barométrico de altas pressões - bastante alongado - o mesmo proporcionará um estado do tempo estável, maioritariamente soalheiro, seco e muito quente.

Nalguns locais do Continente, as temperaturas diurnas poderão atingir valores até 13 ºC acima da média climatológica de referência na próxima semana.

Analisando as projeções do ECMWF no mapa de temperatura a 500 hPa é possível perceber porque estará tanto calor entre terça (28) e quarta-feira (29), inclusive em zonas do litoral como Leiria, Lisboa e Setúbal. O ar quente subtropical marítimo, assinalado a laranja no mapa, reforçará o calor que já estará em crescendo desde os dias anteriores.

Este facto, aliado a períodos de luz solar cada vez mais longos, às próprias altas pressões e a uma menor intensidade do vento faz com que o calor se intensifique em várias zonas do país.

Estas serão as regiões do país onde se prevê mais calor na próxima semana

De acordo com o modelo de referência da Meteored, a maioria das regiões a sul do Mondego (Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro) irão registar entre 28 e 32 ºC, com algumas destas regiões a chegarem ocasionalmente aos 34 ºC nos últimos quatro dias de maio. Nalguns locais as máximas poderão mesmo alcançar os 36 ºC ou até mesmo ultrapassar este valor (Mértola e Alcoutim).

Quando fará mais calor na próxima semana? De momento estima-se que o período mais quente ocorra entre terça (28) e quarta-feira, 29 de maio.

Globalmente espera-se uma semana com anomalias térmicas positivas entre 1 e 3 ºC, isto é, com temperaturas até 3 ºC superiores à média, nalguns casos bem mais do que isso (6 ºC acima do normal ou mais)!

É esperada precipitação no Continente na semana que vem?

Em termos de precipitação média semanal, os mapas do ECMWF estimam uma semana bem mais seca do que o habitual. Dificilmente choverá com abundância, no entanto, graças ao calor acumulado na superfície terrestre a hipótese de ocorrência de precipitação convectiva não deve ser totalmente descartada, algo que por outro lado é normal nesta época do ano.

Também é perfeitamente normal que à escala local os modelos não detetem essas alterações a tantos dias de distância, exceto quando nos referimos a prazos de 24-48 horas. Haverá que continuar a monitorizar a situação meteorológica nos próximos dias para estar atento a alguma eventual alteração.