Tempo para os próximos dias em Portugal: “finalmente” chega o calor, mas ainda com ameaça de chuva nestas regiões

Os próximos dias em Portugal Continental serão marcados por uma significativa mudança no estado do tempo. Os dias frescos e húmidos darão lugar a mais sol e calor, mas com ameaça de precipitação em algumas regiões no fim de semana. Eis a previsão!

A reta final da penúltima semana do mês trará importantes mudanças no padrão meteorológico em Portugal. Depois de dias amenos e noites frescas, que fizeram, em muitos locais, pensar que estaríamos ainda no inverno, para os mais friorentos, eis que haverá mudanças significativas.

Tal como a Meteored Portugal havia antecipado, o cenário anticiclónico começa a ganhar força, devendo estar já instalado sob o território continental durante o fim de semana, embora haja ainda alguma incerteza. Esta moldura fará subir gradualmente as temperaturas e teremos já um "cheirinho" a verão antecipado.

Hoje assistiu-se, ainda, em grande parte do território continental a um dia ameno, com as temperaturas a revelarem valores inferiores à média climatológica de referência para esta estação do ano em quase todo o território de Portugal continental.

O dia ficou ainda marcado pela nebulosidade e precipitação a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, no período da manhã. Um dia tipicamente primaveril, em que o vento soprou fraco a moderado, de noroeste, à exceção das terras altas e da faixa costeira onde soprou com maior intensidade. Castelo Branco registou 21 ºC de máxima.

Subida geral das temperaturas na quinta-feira

Quinta-feira (23) deverá ficar marcada por uma subida generalizada das temperaturas, em especial das máximas. As mínimas continuarão baixas, pelo que sentirá um acentuado arrefecimento noturno.

Destaque para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro. Não se descarta também a formação de geada nos locais mais abrigados do interior. Santarém deverá alcançar os 25 ºC.

O céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo por todo o território continental. O vento soprará de norte, em geral fraco a moderado. No final do dia, prevê uma ligeira rotação principalmente nas regiões a sul do cabo Mondego para nor-noroeste.

tempo quente Portugal
O tempo quente vai começar a ganhar terreno em Portugal continental a partir de amanhã, quinta-feira 23 de maio.

Para sexta-feira (24) espera-se nova subida das temperaturas, ainda que menos acentuada que no dia anterior. O tempo fresco e húmido poderá estar abandonar de vez o território continental e parece querer dar lugar a um estado do tempo mais quente e seco, ainda que durante a noite voltemos a sentir ainda temperaturas mais frescas.

Esta diferença deve-se, por um lado, à intrusão de uma massa de ar quente proveniente de África, que fará subir as temperaturas, mas, por outro, a manutenção do fluxo de norte que trará ar mais fresco, principalmente no período da noite. As máximas deverão alcançar os 25 ºC em Coimbra e 23 ºC em Vila Real.

O céu deverá estar pouco nublado ou limpo por todo o território continental. Quanto ao vento, este deverá soprar do quadrante norte, em geral fraco a moderado, mantendo-se a mesma tendência do dia anterior no período da tare. Tal como no dia anterior há possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro.

Fim de semana com sabor a verão

Sábado (25) trará já um "sabor" a verão, com algumas regiões do território continental a beirar os 30º C. Estas temperaturas poderão mesmo ultrapassar este valor, sobretudo no Alentejo. No entanto, no Norte e Centro da geografia continental, é aguardado um ligeiro decréscimo das temperaturas.

É igualmente expectável um forte arrefecimento noturno e a formação de neblina e nevoeiro matinais. Aguardam-se 28 ºC de temperatura para Beja.

O vento deverá soprar de nor-noroeste e o céu deverá apresentar-se, em geral, pouco nublado ou limpo, ainda que no período da manhã possa persistir alguma nebulosidade a norte do Cabo da Roca. Já no período da tarde é expectável que chova no Minho, devido à passagem de uma frente associada a uma depressão alocada a norte do arquipélago dos Açores.

No domingo (26) o destaque vai para recuperação das temperaturas mínimas em todo o território continental. Esperam-se 10 ºC de temperatura mínima em Terras de Trás-os-Montes, Bragança.

O vento deverá soprar geralmente fraco a moderado, de noroeste, podendo ser, por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental. É provável que haja lugar a precipitação no litoral a norte do Cabo da Roca até meio da manhã. O céu deverá mostrar-se pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, e temporariamente no interior a norte da serra da Estrela até final da manhã.