O tempo para a passagem de ano em Portugal: como será?

Nos últimos dias do ano vamos presenciar um ambiente muito variável e frio, à espera de uma mudança do tempo que chegará na noite de Ano Novo com descida das temperaturas, chuva e neve nalguns pontos do país. Confira todos os detalhes!

chuva; vento; frio
O tempo na passagem de ano em Portugal continental será marcado pela incursão de uma nova massa de ar polar. Onde terá maior impacto a instabilidade atmosférica?

A semana arrancou com avisos devido à neve e ao gelo, à forte agitação marítima e ao vento forte, vestígios que ainda subsistem devido ao raio de ação gerado pela circulação da tempestade Bella.

2020 despede-se com um cenário autenticamente invernal

Para amanhã estão previstos aguaceiros de norte a sul do país, com maior intensidade, frequência e duração na região Norte, em concreto no Minho e Douro Litoral. Os acumulados de precipitação deverão assumir uma maior expressividade nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. O dia de terça-feira (29) será bastante frio em todo o país, esperando-se um ambiente gélido para as localidades do interior Norte e Centro, onde em muitos lugares os termómetros vão mostrar valores de mínima abaixo ou igual a 0 ºC, como nos distritos de Vila Real, Viseu e Guarda.

Já quarta-feira (30) será um dia estável, com ambiente frio e em geral seco e tranquilo, que representará uma transição entre frentes. Ainda assim estão previstos alguns chuviscos cerca das 23h ou meia-noite para o Minho e Douro Litoral. Apesar do ar gélido, o país terá um ambiente soalheiro, com céu pouco nublado. Com o abrandamento do vento e devido à ausência da precipitação, as temperaturas noturnas vão baixar novamente.

Outro protagonista da meteorologia na última semana de 2020 será o vento que contribuirá sem dúvida para o incremento da sensação de frio. Além disso, se as previsões do nosso modelo de maior confiança, o do ECMWF, se cumprirem, a espessura da neve será de 5-10 cm, entre os 800 e os 1000 metros de altitude por volta do dia de Ano Novo. Desta forma, algumas regiões portuguesas vão estrear-se em 2021 com nevões interessantes.

Tempo na passagem de ano e no Ano Novo marcado pelo frio e pela chuva

Durante o dia da noite de Ano Novo, o anticiclone dos Açores vai voltar a ascender em latitude, demonstrando uma orientação sul-norte. A presença de tempestades no nordeste do continente e a posição das altas pressões vão estimular a intrusão de uma nova massa de ar polar na segunda metade da jornada de quinta-feira (31), que acabará por chegar a todo o território durante o dia de Ano Novo, escapando somente a região do Algarve.

Em conjunto com um sistema de baixa pressões, o ar frio potenciará a descida acentuada das temperaturas e assim, o frio daí resultante, devido à queda de precipitação, dará origem à neve nas vertentes ocidentais das serras do Norte e do Centro. O dia 31 será marcado por céu nublado e pela passagem de um sistema frontal que deixará chuva praticamente generalizada em todo o país. Em alguns locais, como o Noroeste Minhoto, inclusive à meia-noite poderá chover em regime suave na transição para 2021. Em alguns territórios, a chuva será localmente forte e acompanhada de vento de noroeste, por vezes forte, com rajadas até 60-70 km/h nas áreas mais expostas.

Os mapas de previsão sugerem que durante o fim de semana, registaremos um decréscimo da instabilidade em território continental. Apesar do frio intenso, sobretudo na altura do pôr-do-sol, durante o fim de semana vai predominar um panorama de céu limpo ou pouco nublado em grande parte do país.

E nas Regiões Autónomas?

Na passagem de ano, no que diz respeito ao arquipélago da Madeira, o tempo apresentará condições de maior estabilidade. Estima-se um panorama com algumas nuvens dispersas, temperaturas ligeiramente abaixo do habitual e vento fraco.

Para o Arquipélago dos Açores prevê-se nebulosidade dispersa e alguns aguaceiros mais concentrados nos Grupos Ocidental e Central. Nas primeiras horas do dia 1, a chuva poderá intensificar ligeiramente. O vento soprará de sudeste, por vezes forte, sendo que as temperaturas vão registar valores dentro da referência para esta época do ano.