Tempo para o fim de semana em Portugal: depois da "tempestade", vem a bonança?

Apesar de um início de semana atribulado no que toca à chuva e trovoada, esta está a terminar com um estado de tempo digno para esta época do ano. Como será o fim de semana? Confira aqui!

céu parcialmente nublado
Este aumento de temperatura e as tréguas na chuva vieram para ficar?

Junho está a ser um mês com altos e baixos a nível atmosférico. Tivemos vários dias com muita chuva, trovoada e até queda de granizo em diversos locais do país, de Norte a Sul, do litoral ao interior.

Esta semana que agora está a terminar não foi diferente. Começou com alguns episódios de chuva, trovoada e queda de granizo em várias regiões do país, especialmente na região Norte. Contudo, o cenário parece estar a mudar para um estado de tempo mais típico desta época do ano, onde o céu se começa a descobrir e as temperaturas a aumentar.

Como estará o tempo no fim de semana?

A partir de hoje, quinta-feira, o estado de tempo passará por uma melhoria significativa. Inclusive, hoje deverá ser o dia mais quente da semana, sem qualquer previsão de precipitação, onde as temperaturas máximas deverão ir dos 25º C, em Viana do Castelo e Guarda, aos 35ºC e 36º C, em Évora e Beja, respetivamente.

O dia de amanhã, sexta-feira, será idêntico ao de hoje, denotando-se algumas pequenas alterações na temperatura, onde esta poderá baixar muito ligeiramente no litoral Norte e aumentar no interior Norte e Sul, onde a máxima poderá chegar aos 37º C, no distrito de Évora.

Contudo, a partir de sábado, é estimado que haja uma pequena descida generalizada das temperaturas, sentida mais no Norte do país, onde a máxima para o Porto e Viana do Castelo será de 23º C e 22º C, respetivamente. Já no Sul, a máxima não deverá ultrapassar os 34º C em Évora e Beja. Para além desta descida, volta a haver probabilidade de ocorrência de trovoada para os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.

Este fim de semana será de sol, mas com algumas oscilações na temperatura e ainda alguma instabilidade atmosférica.

Todavia, é no domingo que se começa a sentir esta descida das temperaturas, onde a máxima não deverá passar dos 31º C em Beja e a maior parte dos distritos do Norte do país registará temperaturas máximas entre os 21º C e os 24º C. A adicionar ao caso, há, também, a probabilidade de ocorrência de precipitação nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Guarda, ainda que esta não seja significativa.

E os arquipélagos?

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a chuva deverá dar tréguas, pelo menos até sábado. No domingo já há previsão de ocorrência de precipitação para todas as ilhas de ambos os arquipélagos.

Quanto às temperaturas, a amplitude térmica, como de costume, é baixa e não deverá haver qualquer variação significativa, pelo que, nos Açores, a temperatura deverá rondar entre os 19º C e os 22º C. Já na Madeira, a tendência mantém-se idêntica, com a temperatura máxima a chegar aos 24º C, no Funchal.