Rajadas de vento até 100 km/h: são esperadas 11 horas de vento muito forte. Saiba quando a intensidade irá diminuir

Todos os distritos de Portugal Continental se encontram sob aviso amarelo de vento até às 18h de hoje, devido à tempestade Leonardo. Esperam-se rajadas até 100 km/h.
O dia de hoje, quinta-feira, 5 de fevereiro, contará com vento em toda a geografia continental, estando todos os distritos sob aviso amarelo. Para além do vento, espera-se ainda agitação marítima, com toda a costa sob aviso laranja, e precipitação, também com todos os distritos sob aviso amarelo e laranja.
Denota-se um aumento da velocidade de rajada a partir das 6h da manhã de hoje. Este aumento deverá persistir ao longo das próximas horas, devendo perder força ao final da tarde.
Estes fatores devem-se à tempestade Leonardo que também afetou e afeta os arquipélagos, especialmente em relação à agitação marítima e ao vento.
Até às 18h o vento deverá manter-se forte em praticamente todo o continente
Desde as 6h de hoje que se denota um aumento da velocidade de rajada e espera-se que esta tendência se mantenha nas próximas horas, com velocidades a alcançar e até mesmo a ultrapassar os 100 km/h, como podemos observar no mapa abaixo.

Como mencionamos, este aumento do vento deve-se à influência da tempestade Leonardo e deverá manter-se em boa parte do dia. Ainda que durante a noite de ontem e madrugada de hoje se possa ter denotado rajadas mais fortes, é expectável que as mesmas se intensifiquem ainda mais nos próximos momentos.
Regiões mais afetadas
A primeira região a ser afetada por rajadas mais fortes, na ordem dos 85 km/h, será o Norte, logo neste período da manhã. Segundo os nossos mapas, o noroeste e as cotas mais elevadas da região deverão registar rajadas um pouco mais fortes, na ordem dos 95 km/h. A Serra da Aboboreira (que faz parte do maciço montanhoso Marão/Alvão), poderá registar as rajadas mais intensas do Norte, com 101 km/h, pelas 11h da manhã, sendo que até às 13h, haja pouca diminuição.

Na região Centro, também será na zona da Serra da Estrela que o vento deverá intensificar-se com maior expressão. Espera-se que entre as 12h e as 13h, as rajadas contem com 104 e 102 km/h, respetivamente. Em Lousã esperam-se valores na ordem dos 90 km/h e no litoral, estas podem chegar aos 86 km/h no distrito de Leiria.
No Sul, o Algarve poderá contar com rajadas de cerca de 80 km/h, assim como o litoral alentejano. No entanto, é importante frisar que todo o território continental irá contar com rajadas acima dos 70 km/h.
A partir das 18h poderá dar-se uma diminuição generalizada da velocidade do vento
Como referimos, este período de vento mais forte deverá durar até às 18h, sendo expectável que a partir dessa hora haja uma diminuição do mesmo em toda a geografia continental. Esta diminuição deverá ser gradual e poderá ser notada em alguns locais de Norte a Sul, especialmente no interior, já a partir das 16h, no entanto, os mapas mostram um alívio mais consistente e percetível a partir das 18h.
Desta forma, espera-se que nas últimas horas do dia, a maior parte do país registe rajadas até 35 km/h, com algumas variações a nível local, à exceção do Norte, cujos valores deverão manter-se na ordem dos 65 km/h nas cotas mais elevadas e por volta dos 50 km/h a Oeste da Barreira de Condensação.