Tempo no fim de semana: vem aí mais calor... e nortadas!

Nos últimos dias foi notícia o granizo que se abateu sobre Vila Real. Agora impõe-se a estabilidade, acompanhada pela subida gradual das temperaturas que trará mais calor a todo o país. Porém, cuidado com as nortadas. Confira a previsão!

praia; calor; temperaturas; junho;
A subida das temperaturas está prevista para o fim de semana, mas o vento Norte também marcará presença. O que vai acontecer nos próximos dias?

É sobejamente conhecida a variabilidade atmosférica proporcionada pela estação da primavera, algo que por cá já referimos diversas vezes. Após um fim de semana de calor intenso, com temperaturas próximas ou iguais a 35 ºC em vastas áreas do interior de Portugal continental, o tempo registou uma mudança na situação atmosférica logo na segunda-feira (31 de maio), com o interior Norte do país a sofrer devido à forte queda de granizo ocorrida e que gerou avultados danos e prejuízos para a agricultura em localidades dos distritos da região de Trás-os-Montes – Vila Real e Bragança.

Entretanto, nos dias seguintes, alguns aguaceiros foram surgindo dispersos pelo litoral Norte e Centro, sendo que agora se antecipa uma estabilização do estado do tempo, bem como uma subida gradual das temperaturas. No início da semana, o nosso modelo de maior confiança (ECMWF), previa uma bolsa de ar frio em altitude que poderia provocar aguaceiros, trovoada e granizo em pontos do nosso país a partir de amanhã (sexta-feira, 4), no entanto, esse cenário foi completamente afastado e agora, a maior novidade para o fim de semana é a chegada do calor, acompanhado das típicas nortadas que atingem a vertente atlântica.

Fim de semana de contrastes entre litoral e interior

A bolsa de ar frio em altitude foi empurrada para leste pelo anticiclone dos Açores e irá afetar nas próximas 72 horas o nosso país irmão (Espanha), onde chegará a partir do sudoeste peninsular. Por cá, a crista anticiclónica permanecerá bastante sólida durante alguns dias, trazendo tempo soalheiro, estável e com tendência para a subida progressiva das temperaturas. Assim, Portugal continental escapará completamente ‘ileso’ à intempérie.

Sexta-feira (4) será um dia ameno, com poucas nuvens, muitos dispersas pelo litoral Norte e Centro. O resto do país terá um panorama agradável de céu limpo e tempo soalheiro. No sábado (5), a situação atmosférica será muito semelhante. De novo, pouca nebulosidade, mais vincada na faixa atlântica entre Viana do Castelo e Leiria, e a surgir ocasionalmente no interior Norte em pontos de Vila Real e Viseu.

O calor vai tomar as rédeas do protagonismo do estado do tempo no sábado, devido à antecipada subida das temperaturas. Contudo, nas regiões do litoral o tempo quente vai ser amenizado pelas nortadas.

O calor assumirá o protagonismo do tempo no início do fim de semana devido à antecipada subida das temperaturas. Prevê-se que seja muito mais acentuada nos territórios do interior do que nas áreas mais próximas ao litoral Oeste. O aumento da intensidade do calor será travado nas regiões do litoral devido ao papel desempenhado pelo vento moderado de Norte ou Noroeste que amenizará a subida das temperaturas.

Em geral, soprará fraco de manhã e moderado à tarde. No litoral surgirá ligeiramente mais intenso comparativamente ao anterior, tornando as estadias nas praias um pouco menos agradáveis, embora as temperaturas estejam de feição e o céu limpo ou maioritariamente soalheiro se apresente atrativo. Mesmo as neblinas matinais também serão essenciais no que toca ao tempo ligeiramente mais ameno previsto para a orla costeira. No interior, a continentalidade, o relevo e a latitude bem como o já referido anticiclone, serão cruciais para o céu limpo e a subida gradual das temperaturas no primeiro fim de semana de junho.

Mapa térmico calor Portugal continental
Durante o fim de semana, os termómetros vão registar uma subida gradual das temperaturas. No domingo, as máximas em pontos do Baixo Alentejo, vão chegar quase aos 35 ºC.

Domingo registará nova subida das temperaturas

O calor vai ser sentido no interior do país, especialmente na região do Alentejo (Évora, Beja) onde os termómetros registarão máximas de 34 ºC ou até superiores. Na Beira Baixa (Castelo Branco) e no Ribatejo (Santarém) as temperaturas também vão superar ligeiramente os 30 ºC. Noutras capitais de distrito, como Porto (22 ºC), Braga (26 ºC), Lisboa (28 ºC) e Faro (27 ºC) estão previstos valores diurnos relativamente inferiores, mais frescos, para o próximo domingo, 6 de junho.

Nos Açores o vento Oeste soprará com fraca a moderada intensidade, apresentando-se o céu com períodos nublados e alguns aguaceiros fracos, intercalados com boas abertas. As temperaturas máximas ficarão pelos 19/20 ºC. Na Madeira o céu estará nublado ou muito nublado, com possibilidade de chuviscos, mais prováveis a meio da manhã ou início da tarde. Algumas abertas poderão surgir, estimando-se máxima de 21 ºC. As nortadas vão continuar com rajadas até aos 50 km/h.