Tempo no fim de semana em Portugal: Atenção para a previsão de chuva e trovoada!

Após a precipitação, trovoada e até mesmo granizo de quarta-feira no Sul de Portugal continental, será que este estado do tempo irá repetir-se no fim de semana que aí vem? Chegará a mais regiões do país? Consulte a previsão!

previsão do tempo; chuva; trovoada; Portugal; meteorologia
Atenção, o fim de semana poderá ser ocasionalmente perturbado pelo desencadear de aguaceiros fortes, trovoada e até mesmo granizo. Em que regiões de Portugal será isto mais provável?

Após os aguaceiros, por vezes localmente fortes, a trovoada e a queda de granizo registada no Sudoeste de Portugal continental na passada quarta-feira (17), justamente em áreas cujos solos estão mais carenciados de água, esta quinta (18) está a registar um panorama meteorológico, em geral, estável, com períodos nublados, mas possibilidade de abertas.

No entanto, ainda durante a tarde de hoje poderá ocorrer precipitação fraca e dispersa no distrito de Faro e nalguns pontos do de Beja. O risco de trovoadas e granizo mantém-se. Na generalidade da nossa geografia ocorreu uma ligeira descida da temperatura, esperando-se um acentuado arrefecimento noturno no interior das Regiões Norte e Centro. O vento continuará a soprar moderado a forte de Es-Nordeste.

Para sexta (19) espera-se tempo estável com céu nublado, ou pouco nublado, podendo limpar nalgumas regiões. Contudo, nas terras altas, sobretudo no Nordeste Transmontano e na Beira Alta, o céu prevê-se muito nublado, não se descartando a possibilidade de precipitação.

O vento manter-se-á de Es-Nordeste, soprando com moderada a forte intensidade. A temperatura registará oscilações muito pouco significativas, sendo apenas mais perceptíveis no interior setentrional e central, com subida da mínima e descida (Bragança) da máxima ou subida (Guarda).

Sábado e domingo, 20 e 21 de maio: chuva e trovoada em mais regiões do país?

Tendo em conta a tipologia do centro de baixas pressões como o que esteve ontem (17) a afetar o Sul de Portugal - conhecida pela sua grande complexidade e pela dificuldade que acarreta para prever, com precisão, as áreas nas quais irão aguaceiros e trovoadas - não é de admirar que, a cada atualização, os mapas alterem parcialmente a sua previsão inicial. No entanto, parece cada vez mais provável a ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, quer no sábado (20), quer no domingo (21), em grande parte do nosso país.

Para sábado (20) prevê-se, no Norte (Braga 22 ºC) e no Centro (Lisboa 25 ºC) de Portugal, uma pequena descida da temperatura máxima. Já no domingo (21) antecipa-se uma pequena descida da temperatura máxima na Região Sul (Beja 24 ºC; Faro 20 ºC) e uma ligeira subida na do Norte (Porto 23 ºC). Ao longo de todo o fim de semana, o terceiro de maio, espera-se a manutenção do vento de Es-Nordeste, por vezes a soprar de outras direções em pontos isolados do território.

As trovoadas vespertinas de maio - associadas em geral a depressões isoladas em altitude ou depressões frias isoladas - são conhecidas pela sua imprevisibilidade e dificuldade que trazem à previsão meteorológica de curto prazo (que pode alterar a qualquer momento), na medida em que determinar com exatidão a área da ocorrência de atividade elétrica é um pouco como “jogar na lotaria”. Falamos apenas de probabilidades e não de exatidões.

E se inicialmente, os núcleos de ar frio isolados em altitude (pequena depressão isolada, mas algo desestruturada e desorganizada), estarão a despejar precipitação e atividade elétrica mais pelo Sul de Portugal (no sábado 20), mais tarde (domingo 21), também pelo Norte da nossa geografia penetrarão ativamente mais áreas de instabilidade.

Espera-se, aliás, que no domingo (21) com o avançar das horas, mas sobretudo no período da tarde e noite, o tempo mais severo se alastre pelo país, o que resultaria no aumento da probabilidade de ocorrência de aguaceiros, chuva e trovoada - possivelmente até mesmo granizo - em qualquer ponto do nosso país.