IPMA sobre a neve: amanhã 11 distritos estarão sob aviso de queda de neve até 30 cm; 5 contam com aviso vermelho

A tempestade Ingrid já levou o IPMA a emitir uma série de avisos meteorológicos vermelhos. Neste momento, para amanhã, sexta-feira, esperam-se avisos vermelhos de neve para 5 distritos.
Desde o fim de semana passado que os nossos mapas insistem num cenário de neve bastante raro em Portugal, onde mostram acumulações em zonas onde a probabilidade de neve costuma ser quase nula. À medida que o dia se aproxima, este cenário parece cada vez mais real.
Podemos observar a acumulação de neve em Portugal Continental, onde percebemos que, de facto, poderão haver várias surpresas, mesmo a Oeste da Barreira de Condensação.
A tempestade Ingrid, que começa hoje a fazer-se notar em Portugal, onde a partir das 15/16h a chuva se deverá intensificar e abranger praticamente todo o território, também irá resultar num agravamento do estado do mar, num aumento da velocidade de rajada e numa queda de neve, que se espera surpreendente.
IPMA já reforçou avisos meteorológicos
A última atualização do IPMA trouxe alguns avisos vermelhos devido à agitação marítima e à queda de neve esperada. Para hoje, quinta-feira, toda a costa está sob aviso laranja devido ao estado do mar. Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja de neve e os restantes distritos, à exceção de Bragança, Beja e Faro, encontram-se sob aviso amarelo de precipitação (em vigor até às 21h) sendo que no caso de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro também há aviso amarelo de vento (em vigor até às 3h de amanhã).

Para amanhã, sexta-feira, Lisboa e Leiria passarão a aviso vermelho de agitação marítima (em vigor entre as 21h e as 3h do dia 25), onde se esperam ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima. Évora e Santarém serão os únicos distritos sem qualquer aviso. No sábado, toda a faixa costeira contará com aviso vermelho de agitação marítima, em vigor até à madrugada de domingo.
Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Viseu contarão com aviso vermelho de neve entre a meia-noite de amanhã, 23, e as 9h de sábado, 24. Para estes distritos, o IPMA alerta para "queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 metros, podendo acumular até 5 cm acima de 600 metros de altitude, e baixando temporariamente a cota para 400 metros na noite de 23 para 24".
Bragança, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra contarão com aviso laranja de neve, também entre a meia-noite de 23 e as 9h de 24. Portalegre contará com aviso amarelo de neve entre as 18h do dia 23 e as 6h do dia 24.
Mapas apostam na queda de neve em locais menos comuns
Os nossos mapas mostram as acumulações mais significativas na Serra da Estrela (até 38 cm), na zona de Amarante (até 37,5 cm) e em Lindoso, próximo à fronteira com Espanha, com valores até 37 cm. No entanto, os valores que mais impressionam são os que aparecem na região do Grande Porto, como o caso de Amarante e áreas adjacentes, e como casos mais próximos do litoral, como Paredes, onde se denotam acumulações até 22 cm. Aqui a incerteza aumenta, tendo em conta a altitude destes locais, no entanto, não podemos deixar de referir esta possibilidade. Mais improvável ainda é a acumulação prevista para a cidade do Porto, que ronda os 3 cm. No entanto, nada é impossível.

Ao que tudo indica no momento da redação desta previsão, é que o período mais crítico desta ocorrência de neve será entre as 18h de sexta-feira e as 7h de sábado. No entanto, não se descarta a possibilidade de queda de neve noutras janelas horárias. Indicamos apenas o momento em que a ocorrência poderá ser mais intensa.
Como já referimos e continuamos a insistir, os mapas de neve não distinguem neve de granizo ou de outras formas de precipitação em forma de gelo, sendo que estes valores de acumulação podem estar a ter em conta esses fenómenos. Contudo, estejamos atentos e aconselhamos que tomem as devidas precauções, especialmente na estrada.