Tempo no fim de semana de sol e imenso calor: até quando?

O tempo em Portugal nos últimos dias tem providenciado 'banhos ao sol'. Neste mês de julho, temos contado com dias soalheiros, muito quentes e estáveis. Mas as temperaturas, essas... ainda vão subir mais! Até quando teremos a meteorologia assim no país? Saiba aqui mais, connosco!


praia Algarve sol calor Portugal verão julho tempo meteorologia
O tempo vai estar propício para passeios na praia e junto ao mar. Até quando teremos este sol e este calor?

O tempo em Portugal neste primeiro fim de semana do mês de julho terá um cenário parecido ao dos últimos dias. O calor, o sol, o céu limpo e a calma anticiclónica a persistir com firmeza nas nossas latitudes. Até quando teremos este tempo? Muitos se interrogam sobre isso uma vez que os planos para férias ‘pandémicas’ vão aparecendo.

Assim, aqui contamos-lhe a meteorologia prevista para o primeiro fim de semana deste mês de julho em que o verão já se está a impôr de forma colossal!

As cartas do modelo ECMWF intuem que este panorama estender-se-á até meados da próxima semana. Por pelo menos uns dias mais, o a meteorologia no continente luso remete para um cenário de estabilidade, embora com alguma variabilidade até por volta do dia 7 e dia 8.

Possível onda de calor a caminho?

Um provável episódio de altas temperaturas, que não é o mesmo que uma onda de calor, assume contornos espacialmente definidos no continente luso já este fim de semana, com temperaturas elevadíssimas já neste domingo 5 de julho, tal como antecipáramos na previsão mensal.

Um calor massivo, tanto no litoral, mas sobretudo nas áreas do interior, vai surgir, e providenciar belas oportunidades para os portugueses ‘se escaparem’ para o meio da natureza ou junto à praia e ao mar, desde que com os cuidados exigidos nesta altura da crise pandémica provocada pelo novo coronavírus.

O que virá a partir de segunda-feira?

Inicialmente, o tempo de calor, estabilidade e de ambiente soalheiro vão instalar-se de norte a sul do país. Mas depois, os cenários previstos auguram que a precipitação, embora escassa, dê forma a trovoada (relâmpagos e trovões), com destaque para o interior.

Quanto ao vento, vai soprar moderado a forte com predomínio desde o quadrante Norte. De Noroeste teremos este elemento climático em destaque, que fará a diferença numa altura do ano em que além de cuidados com a pele (radiação UV e proteção solar), há que fazer esforços redobrados para as precauções mais que necessárias na gestão dos riscos de incêndios florestais (temperaturas elevadas e tipo de floresta).

Os termómetros vão alcançar os 40 ºC na região do Alentejo, e variar entre 32 ºC e 38 ºC na Beira Interior, até aos 34 ºC no distrito de Braga e no de Bragança, de 29 ºC no do Porto e 35 ºC no de Lisboa. Nas Ilhas dos Açores e da Madeira prevê-se vento moderado a forte de Nordeste, céu parcialmente nublado e períodos de sol, com máxima de 23 ºC em Ponta Delgada e no Funchal.