Tempo no fim de semana continua muito quente e estável

Depois duma semana caracterizada pela estabilidade impressionante do tempo, com calor e temperaturas elevadas, será que se antecipam alterações atmosféricas neste primeiro fim de semana de setembro? Confira aqui na previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 06 Set. 2019 - 17:16 UTC
Este fim de semana será essencialmente caracterizado pelo calor, estabilidade atmosférica e céu limpo. Aproveite para passear!

Com base no modelo ECMWF, prevê-se para amanhã e domingo a persistência dum panorama meteorológico pautado por tempo quente, estável e soalheiro. Assim, o fim de semana (7 e 8) será essencialmente notícia pela continuidade do colossal anticiclone posicionado a norte - noroeste da Península Ibérica bem como pelo estabelecimento de uma massa de ar quente e seco presente a sul. Tudo alavancado pelo fluxo de leste que contribui para a estabilidade impressionante do tempo nesta primeira semana de setembro.

O calor e as temperaturas elevadas permanecem, com máximas quase sempre perto ou mesmo a superar os 30 ºC. Os termómetros vão atingir valores na ordem dos 28 ºC no Porto, 28 ºC em Viseu, 32 ºC em Coimbra, 31 ºC em Lisboa, 34 ºC em Beja e 30 ºC em Faro.

Quanto ao vento, espera-se que sopre do quadrante leste de forma moderada, por vezes forte, durante praticamente toda a jornada. As rajadas máximas de vento deverão mesmo alcançar os 60 a 70 km/h, sobretudo nas terras altas das regiões Norte e Centro. Destaque-se também que devido à força dos ventos, à massa de ar quente e seco que se alastra pelo país, à secura dos solos e da vegetação, ao reduzido conteúdo de humidade, ao calor que se faz sentir, o risco de incêndio rural é extremo em todo o território continental.

E no domingo?

No domingo (8) prevê-se céu limpo de norte a sul do país, com ligeira descida das máximas no litoral Oeste e subida suave da temperatura máxima nas regiões do Interior. O calor irá imperar e o tempo convidará para idas à praia, mergulhos no mar, passeios na floresta e atividades ao ar livre. Como a quantidade de humidade atmosférica estará bastante reduzida, dará azo à continuidade de noites tropicais e algo quentes.

O vento soprará fraco a moderado em geral, por vezes forte especialmente no litoral Norte, com proveniência do quadrante leste, sendo que por vezes girará para norte (nortadas). As rajadas máximas serão de 50 km/h, com destaque para o distrito do Porto. Em suma, a meteorologia no fim de semana será marcada pelo calor abrasador, sol em abundância, céu limpo em todo o território continental, temperaturas elevadas que contribuem para uma evidente onda de calor no país.

Publicidade