No fim de semana poderemos ir às compras natalícias sem guarda-chuva?

Este fim de semana voltará a chover em grande parte do país, sobretudo no sábado, pelo que vamos ter de recorrer novamente ao guarda-chuva para fazer as últimas compras antes do Natal. A dúvida é quando e onde. Saiba aqui ao detalhe!

iluminações de Natal; chuva;
Para as compras de Natal de última hora, quando vamos precisar do guarda-chuva?

Após uma quinta-feira de tempo estável, de transição entre frentes frias atlânticas, esta sexta-feira arranca com uma nova frente fria que atravessará metade do país, prolongando-se durante parte do fim de semana para as restantes regiões do território. Tal como a anterior, entrará em Portugal continental logo pela manhã através do Noroeste Minhoto, alargando-se para leste e para sul a partir do início da tarde.

Distribuirá chuva fraca pelo Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral e pontos da Beira Interior. Nos distritos de Leiria e Santarém também vão cair alguns chuviscos. Quanto ao vento soprará moderado, por vezes forte, na metade setentrional (norte) do país. As terras compreendidas entre Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve escaparão à precipitação, mas durante poucas horas.


O fim de semana começará instável

Perto da meia-noite de hoje (18), a chuva começará a ganhar intensidade, estimando-se um sábado (19) húmido e ventoso, sobretudo na metade austral (sul) do país. A frente já estará a abranger todo o território nas primeiras horas de sábado, com a chuva a ser mais generosa nas regiões do Centro e do Sul. O impacto desta frente será sentido, sobretudo na manhã e início da tarde de sábado, prevendo-se que nas horas seguintes a precipitação se reparta de forma irregular.

Ainda assim, devido à previsão de chuva forte para a madrugada de sábado, é possível que ocorram inundações ou cheias repentinas em áreas mais expostas e vulneráveis. O vento soprará fraco, por vezes moderado, do quadrante Sul, com rajadas máximas de 50 km/h no litoral Centro e em alguns pontos do interior do país. Entretanto, atrás da frente, a precipitação diminuirá, surgindo períodos de céu nublado ou pouco nublado.

Entre hoje e sábado, as temperaturas diurnas terão tendência para subir nas regiões com vertente atlântica e para descer nas do interior, com geadas noturnas no interior transmontano, minhoto, duriense, e nalguns outros sistemas montanhosos. Já de sábado para domingo (20), prevê-se uma descida suave das temperaturas em quase todo o país, exceto nos distritos mais próximos à costa atlântica, onde os valores se deverão manter ou subir ligeiramente.

No domingo, apesar da frente já ter atravessado todo o país, vai persistir alguma instabilidade, sobretudo no Norte do país, e em concreto nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Viseu e Aveiro. É a partir do meio da tarde que se prevê mais chuva fraca para estes distritos. Se deseja aproveitar as manhãs do último fim de semana antes do Natal para fazer compras, terá de levar guarda-chuva, sobretudo no sábado.