Tempo este fim de semana em Portugal: em que regiões se prevê mais chuva, aguaceiros e trovoada?

Após dias de sol e calor excessivo, o tempo mudou de face em Portugal. Agora sucedem-se intermitentemente períodos de chuva fraca ou aguaceiros e trovoada dispersa. E para o fim de semana, que se prevê?

tempo; chuva; trovoada; Portugal
O tempo hoje e nos próximos dias em Portugal prevê-se instável, com períodos de chuva, aguaceiros e possivelmente trovoada. Em que regiões e quando choverá mais?

A primeira semana de maio em Portugal continental está a ser marcada por uma incrível variabilidade meteorológica. Iniciou com calor excessivo para a época do ano, algo exuberantemente demonstrado pelos valores de temperatura máxima (bem acima da média).

Entretanto, ocorreu uma súbita alteração do estado do tempo na quarta (3), em particular nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A temperatura baixou vertiginosamente, o vento passou a soprar de Sudoeste com rajadas fortes e surgiram os primeiros períodos de aguaceiros e/ou chuva fraca desta semana.

Esta quinta (4) despertou com céu nublado ou muito nublado a ameaçar aguaceiros ou chuva, algo que acabou mesmo por acontecer, em geral nas regiões mais setentrionais do país e em particular, naquelas que estão mais próximas à fachada atlântica.

O dia de hoje sente-se mais fresco em quase todo o país, sensação térmica para o qual também contribui o vento do quadrante Oeste. Para amanhã, sexta 5 de maio, adivinha-se um estado do tempo consideravelmente menos adverso, mas ainda com possibilidade de precipitação irregular e dispersa por vários pontos da nossa geografia continental.

youtube video id=0frUqQmIfxo

Para sábado (6) tudo aponta para a passagem de uma frente de fraca a moderada atividade, associada a uma depressão atlântica, que cruzaria boa parte da Península Ibérica de oeste para leste. Os seus efeitos seriam mais visíveis do ponto de vista pluviométrico somente no Noroeste de Portugal continental, isto é, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

A sul e a leste destes territórios a precipitação será escassa ou residual. Para Alentejo e Algarve - as regiões mais carenciadas de água - o tempo substantivamente seco e estável prevalecerá.