Tempo esta semana traz sol, calor e muito vento!

Após um fim de semana ligeiramente nublado e ventoso nalgumas regiões do litoral, será que as temperaturas altas vão continuar a proliferar em Portugal continental? Nesta primeira semana de agosto, saiba aqui onde vai estar mais sol e calor!

praia termómetro verão sol calor temperaturas altas
Parece que o tempo quente vai continuar por mais uma semana. Onde fará mais calor?

Na semana que hoje se inicia, prevê-se que o padrão meteorológico das últimas semanas persista em Portugal, esperando-se um ambiente quente e seco na generalidade, marcado pelo domínio das altas pressões e pela abundância dos raios solares. Antecipa-se um panorama meteorológico de temperaturas elevadas, a registarem valores superiores à média, denotando assim anomalia térmica positiva na maioria da geografia continental.

Estamos em plena canícula, não sendo de admirar que o tempo continue muito quente, soalheiro e com alguns períodos nublados

Os termómetros deverão por isso superar os 35 ºC na maioria das localidades do interior das regiões Norte, Centro e Sul em alguns dias desta semana, estimando-se que por força da manutenção deste calor sufocante, o risco de incêndio florestal permaneça alto em várias localidades.

Quinta-feira será o dia mais quente

O mês de agosto é climatologicamente conhecido por ser um dos mais secos do ano, sendo que nesta primeira semana deverá apresentar valores acima da referência para esta data. Para já, os modelos sinóticos não antecipam a intrusão de qualquer frente atlântica ou cavado que descarregue potenciais aguaceiros ou chuviscos em território nacional.

Por isso, sabendo que estamos em plena canícula, não é de admirar que o tempo vá continuar muito quente, soalheiro, com alguns períodos de céu nublado. Para o dia mais quente desta semana, próxima quinta-feira dia 6, o modelo ECMWF prevê temperatura máxima de 25 ºC no distrito do Porto, de 36 ºC no distrito de Viseu, de 34 ºC no distrito de Coimbra, de 32 ºC no distrito de Lisboa, de 39 ºC no distrito de Castelo Branco e de 29 ºC no distrito de Faro.

Não chove no continente, mas vai chover nas Ilhas dos Açores. Estima-se que a precipitação acumule entre 5 a 10 mm ao longo desta semana, com vento de Este ou de Sul a soprar fraco, e temperatura máxima de 24 ºC.

O vento e o calor como protagonistas em plena canícula

Numa altura do ano em que apenas o calor, o sol e as temperaturas importam do ponto de vista meteorológico, sobretudo por causa do anticiclone dos Açores que traz calma à nossa latitude, também o vento parece assumir um certo protagonismo no nosso cantinho à beira-mar plantado.

Por isso mesmo, uma grande porção do território do litoral Oeste, desde Viana do Castelo, Braga e Porto, passando por Lisboa e Sines, até ao barlavento algarvio, na área de Sagres, será invadida pelas nortadas que têm sido bastante frequentes, e por alguns períodos de nevoeiro densos, neblinas matinais e nebulosidade, em especial ao início ou ao final do dia.

Parece que teremos períodos de vento a soprar fraco a moderado em vários pontos do continente, com rajada máxima de 55 km/h. Entre hoje, dia 3, e quinta-feira dia 5 teremos dias, em geral, ventosos, soalheiros e tranquilos, com temperaturas amenas no litoral, mas mais altas no interior, como já é expectável devido ao efeito da continentalidade.