StoreWindows10

Tempo esta semana em Portugal: depressão Etienne nos Açores

Chegou aos Açores a depressão ‘Etienne’. Para além de rajadas fortíssimas de vento, forte precipitação as ondas poderão atingir os nove metros. Espreite a previsão semanal do tempo para Portugal Continental!

Alfredo Graça Alfredo Graça 03 Dez. 2018 - 08:03 UTC
A depressão Etienne nos Açores poderá provocar ondas que atinjam os 9 metros de altura.

Segundo o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado está a agravar o estado de tempo nos Açores desde a madrugada. Prevê-se que a depressão Etienne se encontre a uma distância de cerca de 330 km a sudoeste da ilha das Flores, com deslocamento no sentido este-nordeste provocando um aumento significativo da intensidade do vento, da agitação marítima e precipitação forte, especialmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

É esperado, já para esta manhã, no Grupo Ocidental vento forte com rajadas que vão intensificar, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde bem como ondas de sudoeste mudando para noroeste que poderão atingir os 7 metros de altura significativa. No grupo Central há já algumas horas que se sente precipitação forte, acompanhada de trovoada e o vento, com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia bem como ondas que poderão atingir os 9 metros de altura significativa.

Tempo em Portugal Continental durante a semana

Para hoje prevê-se céu em geral muito nublado, sendo em especial por nuvens altas nas regiões Centro e Sul. São esperados períodos de chuva fraca ou chuviscos no Minho e Douro Litoral até meio da tarde. O vento soprará fraco a moderado até 25 km/h do quadrante sul no litoral Norte, persistindo com maior intensidade, até 35 km/h nas terras altas, sobretudo no Norte e Centro. Nevoeiros formar-se-ão com relativa espessura em alguns locais durante o dia.

Amanhã prevê-se a tendência para o dissipar da nebulosidade, com um céu pouco nublado, esperando-se no entanto alguns períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, em especial nas regiões Norte e Centro, em distritos como Viana do Castelo e Bragança. O vento soprará moderado do quadrante sul nas terras altas.

Tempo em Portugal daqui a 48 horas: ausência de precipitação e bastante nebulosidade.

Prevê-se formação de nevoeiro matinal que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais, especialmente em vales de grandes rios. Deverá ocorrer uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, com 5ºC de mínima e 20 ºC de máxima no distrito de Coimbra, 8 ºC de mínima e 16 ºC de máxima no distrito do Porto. Na generalidade do território continental, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima. Prevê-se 17 ºC de máxima para o distrito de Lisboa, 11 ºC de minima e 18 ºC de máxima para o distrito de Faro.

Na quarta-feira na generalidade de Portugal Continental espera-se céu pouco nublado, apresentando-se muito nublado na região Norte e a partir da tarde na região Centro. Está prevista chuva fraca no Minho e Douro Litoral a partir da tarde. O vento soprará fraco, sendo moderado -15 a 30 km/h - do quadrante sul nas terras altas e no litoral da região Norte, rodando para o quadrante norte. Prevê-se que ocorra uma pequena subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro.

Publicidade