Tempo esta semana: a chuva continua... até quando?

Depois de quatro dias de muita chuva um pouco por todo o país, e de queda de neve, prevê-se a estabilização das condições atmosféricas, com menos precipitação, mais sol e ligeira subida das temperaturas. Confira a previsão!


Vem aí mais chuva esta semana, apesar de se prever alguma estabilidade na atmosfera. Prepare o guarda-chuva!


Após quatro dias de acumulados de precipitação significativos um pouco por todo o território continental, de forma mais marcada na região Norte do que nas restantes, bem como a queda de neve no interior das regiões Norte e Centro, (Gerês, Montalegre, Serra da Estrela, Larouco, Serra da Freita); inicia-se hoje uma nova semana em que as condições de instabilidade atmosférica irão amainar ligeiramente. Os acumulados de precipitação foram suficientemente eficazes e saudáveis para os solos agrícolas no sentido em que já atenuaram de forma razoável a situação de seca que se vinha vivendo até agora.

Deitando um olhar pelas cartas sinóticas, a partir da sua análise concluímos a existência de permanência de uma frente fria que deixará ainda bastante chuva no Minho e Douro Litoral, especialmente durante o dia de amanhã (9 de abril). A deslocação do anticiclone em direção ao nosso país nos dias vindouros criará condições de estabilidade na atmosfera, antevendo-se um tempo relativamente soalheiro, com períodos de céu parcialmente nublado a alternar com céu limpo e sem indícios de grandes acumulados de precipitação. Esta situação será especialmente visível no Sul de Portugal continental.

Analisando ao pormenor, antevê-se períodos de aguaceiros com possibilidade de serem acompanhados de saraivada e trovoada, especialmente no Norte e Centro (Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria). A nebulosidade será menor na região Sul, ainda que seja possível sentir alguns chuviscos em Setúbal, Évora e Beja.

O céu será menos nublado no Sul. Prevê-se ainda a queda de neve na cota dos 1200 metros no interior Norte e Centro e vento a soprar moderado a forte do quadrante oeste. Amplitude térmica diária notória traduzir-se-á num acentuado arrefecimento noturno. Quanto aos valores que os termómetros atingirão, as máximas oscilarão entre 8 ºC (Guarda) e 15 ºC (Aveiro) na região Norte, 14 ºC (Castelo Branco) e 16 ºC (Lisboa) na região Centro e 16 ºC (Évora) e 18 ºC (Faro) na região Sul.

Na jornada de quarta-feira, o dia será parcialmente nublado, com presença de chuva em regime fraco e com tendência à dissipação da nebulosidade num sentido Oeste-Este. A neve cairá a cotas superiores a 1400 metros. O vento permanecerá a soprar de oeste e as temperaturas máximas sofrerão um ligeiro aumento. No dia seguinte (11), prevê-se céu pouco nublado na região Sul e períodos de céu bastante nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos no Norte e Centro. O vento rodará para o quadrante Norte. O termómetro vai registar alterações, apresentando máximas de 21 ºC no Algarve, 18 ºC em Lisboa e Vale do Tejo, 19ºC no Alentejo, 17 ºC no Minho, 15 ºC no Grande Porto, 14 ºC em Trás-os-Montes.

E nos Arquipélagos?

Nas capitais insulares, Ponta Delgada e Funchal, Açores e Madeira respetivamente, prevê-se uma semana chuvosa a partir de quarta-feira na cidade localizada na ilha de São Miguel, apresentando até esse momento céu bastante nublado. A temperatura máxima ao longo da semana será 18 ºC, com vento vindo de Sul. No Funchal antevê-se a queda de chuva amanhã, ainda que de forma muito ligeira. A partir de quarta-feira, permanecerá céu nublado, e máxima de 19 ºC, com vento predominante de Norte.