Tempo em Portugal para a próxima semana: vem aí um ‘comboio’ de frentes atlânticas reforçado por rios de humidade

Está prestes a arrancar uma semana chuvosa e amena em Portugal continental graças à passagem de sucessivas frentes frias atlânticas, que serão alimentadas por um fluxo húmido e temperado. Veja a previsão completa!
Na semana que está prestes a iniciar prevê-se que duas depressões (ou vales depressionários) condicionem significativamente o estado do tempo em Portugal continental através das suas frentes frias. A primeira chegará já amanhã - segunda-feira, dia 12 - regando o país até ao final de terça-feira (13), e a segunda chegará a partir de quinta-feira (15).
A precipitação gerada por estas frentes será, em ambos os casos, reforçada por rios de humidade canalizados pelos ventos de Sudoeste. Será uma semana muito dinâmica, com pouco anticiclone (a sua influência será temporária) e com chuva abundante em várias regiões.
Até 125 mm no Minho e mais de 80 mm em várias zonas do litoral Norte e Centro
Esta segunda-feira (12) arrancará com céu geralmente muito nublado, estando prevista a possibilidade de chuva fraca nas regiões a norte do rio Tejo, que será mais intensa e persistente a partir da tarde no Minho e nos distritos de Vila Real, Porto e Aveiro. Nas últimas horas do dia a precipitação espalhar-se-á gradualmente para leste e para sul, caindo principalmente nos distritos de Viseu, Coimbra, Leiria e Lisboa. Até perto da meia-noite, o modelo Europeu prevê entre 20 e 40 mm de chuva acumulada nas zonas mais expostas do Minho, Porto e Vila Real.
Na terça-feira (13) espera-se um panorama bastante nublado e chuvoso, especialmente na primeira metade do dia e em particular na madrugada e primeiras horas da manhã. Nesse período a frente percorrerá praticamente todo o território de Portugal continental de oeste para leste.

A chuva será pontualmente forte, sobretudo nos distritos de Setúbal, Santarém, e em algumas zonas de Lisboa, Noroeste Minhoto e Barlavento Algarvio, onde não se descarta o risco de ocorrência de inundações rápidas fruto de acumulações horárias pontualmente elevadas. Porém, a partir do meio da tarde, devido à sua vertiginosa passagem, a frente começará a abandonar o país, traduzindo-se em aguaceiros mais fracos e menos frequentes e numa gradual diminuição da nebulosidade do litoral para o interior.
O modelo Europeu antecipa, até ao final de terça-feira (13), entre 5 e 25 mm de chuva acumulada em grande parte do país. Prevê ainda que o Minho, a zona da Serra da Estrela e algumas partes dos distritos de Porto, Aveiro e Vila Real somem mais 30 a 50 mm de chuva, o que resultaria num total de 55 a 75 mm de precipitação acumulada ao cabo dos dois primeiros dias da semana.
Na quarta-feira (14) haverá alguns aguaceiros fracos e dispersos e céu tendencialmente nublado, mas o panorama será geralmente estável devido à influência temporária do anticiclone que se estenderá em crista. Porém, esta ‘pausa’ na instabilidade meteorológica durará pouco, uma vez que se espera a chegada de outra frente na quinta-feira (15).
Entre quinta (15) e sexta-feira (16) uma nova frente fria chegará a Portugal continental, com a sua passagem a traduzir-se novamente em mais chuva de norte a sul. Será mais provável, forte e frequente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e especialmente nas que se situam a oeste da Barreira de Condensação, com o Minho a poder superar os 120 mm de precipitação acumulada. Em todos estes dias poderá nevar nos pontos mais elevados da Serra da Estrela.
As temperaturas vão tornar-se mais amenas no arranque da semana
As frentes chegarão a Portugal continental acompanhadas por um ar atlântico ameno e húmido. Deste modo, o frio noturno diminuirá de intensidade e as geadas praticamente desaparecerão, exceto nalguns pontos montanhosos do extremo Norte e na Serra da Estrela.

Nos primeiros dias da semana as temperaturas mínimas oscilarão entre 1 e 8 ºC nas regiões do Interior e entre 9 e 12 ºC nas regiões do Litoral. As noites mais amenas serão nas cidades da faixa costeira ocidental entre Viana do Castelo e Lisboa. Porém, as temperaturas terão tendência a descer de forma ligeira e gradual a partir de quarta-feira (14).
Ainda para os primeiros dias da semana são expectáveis temperaturas máximas entre 7 e 14 ºC no interior e entre 13 e 17 ºC no litoral. Para estes valores temporariamente mais amenos contribuirão os ventos de Oes/Sudoeste.