Tempo em Portugal na próxima semana: esta é a única região em que se prevê chuva abundante

As condições meteorológicas da próxima semana serão predominantemente marcadas pela estabilidade atmosférica, Sol e ausência de precipitação em Portugal. Porém, há uma região que registará chuva abundante. Saiba qual e quando.

Os próximos dias em Portugal continental serão condicionados por um extenso anticiclone em crista que proporcionará um estado do tempo geralmente estável, seco e soalheiro. Haverá alguma variabilidade térmica, com previsão de altos e baixos ao longo da semana, mas, de um modo geral, espera-se um panorama com temperaturas acima da média para a época do ano, sobretudo na primeira metade da semana.

Depressão atlântica provocará chuva abundante nesta Região portuguesa

O modelo Europeu antecipa uma nova semana muito seca em quase toda a geografia portuguesa, incluindo Portugal continental e Madeira. Deste modo, as anomalias de precipitação serão negativas, sendo especialmente acentuadas nas Regiões Norte, Centro e Oeste e Vale do Tejo, onde se preveem valores até 30 mm abaixo da média. Não se exclui a possibilidade de chuviscos residuais no litoral Oeste entre as últimas horas de quarta (8) e o dia de sexta (10), porém, a incerteza mantém-se elevada.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A Região Autónoma da Madeira, à semelhança do Continente, também deverá registar uma semana geralmente seca e estável. É apenas amanhã - segunda-feira, 6 de outubro - que se prevê a única exceção a este panorama de estabilidade, estando prevista a ocorrência de chuva fraca ou aguaceiros por praticamente toda a Ilha da Madeira, com a maior concentração a gerar-se na parte central e montanhosa deste território insular.

Contrariando os cenários descritos, a Região Autónoma dos Açores será a única região portuguesa onde se prevê chuva significativa na semana de 6 a 13 de outubro, sobretudo na quarta (8) e na quinta-feira (9), devido à provável passagem de um sistema de baixas pressões atlântico, cujas superfícies frontais associadas serão reforçadas por um fluxo carregado de humidade subtropical.

Embora já estejam previstos períodos de chuva fraca ou aguaceiros, com boas abertas na segunda-feira (6), é na quarta e na quinta-feira, dias 8 e 9 de outubro, que é expectável a fase mais crítica de precipitação forte nos Açores.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, até ao final do dia de quinta-feira (9), o episódio de precipitação gerado pela depressão atlântica e reforçada por humidade subtropical poderá causar acumulações de chuva a variar entre os 25 e os 90 mm em todas as ilhas dos Açores.

depressão humidade
Uma depressão atlântica reforçada por um fluxo de humidade subtropical gerará vários períodos de chuva abundante entre quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de outubro, no Arquipélago dos Açores, fazendo desta a única região portuguesa em que se prevê chuva significativa na próxima semana.

Naturalmente que, até lá, os valores previstos de chuva acumulada podem vir a sofrer alterações, consoante eventuais mudanças na trajetória e posição da depressão.

Semana tendencialmente quente no território português, mas com algumas nuances

Em Portugal continental, entre segunda (6) e sexta-feira (10) prevê-se, geralmente, uma situação caracterizada por dias bastante amenos ou quentes, com noites e madrugadas algo mais frescas, isto é, com temperaturas diurnas consideravelmente acima da média e mínimas dentro do normal ou ligeiramente inferiores ao normal. Este panorama traduzir-se-á numa grande amplitude térmica diária em vastas zonas do país, sobretudo nas Regiões do Interior Norte e Centro.

Porém, vislumbra-se uma exceção notável para a próxima quarta-feira, 8 de outubro, aquele que será presumivelmente o dia mais fresco da semana no Continente. Embora no decorrer da semana haja claramente um panorama geral de temperaturas máximas entre 24 e 30 ºC, na quarta-feira (8) quase todas as regiões - exceto Baixo Alentejo e Algarve - irão registar máximas inferiores a 25 ºC, situando-se entre 19 e 24 ºC.

No arquipélago da Madeira não se preveem desvios em relação aos valores médios para esta época do ano, e para os Açores, estima-se uma ligeira anomalia positiva das temperaturas (+1 ºC acima do normal).

Voltando ao Continente, as noites não serão excessivamente frescas uma vez que durante boa parte do período o vento soprará de Leste e haverá nebulosidade. Além disto, nas regiões do litoral há que ter em conta a influência termorreguladora do oceano Atlântico. Quanto ao interior do país, os distritos de Bragança e Guarda serão os mais frios, com mínimas iguais ou pontualmente inferiores a 10 ºC ao longo da próxima semana.