Amanhã o calor volta a intensificar em Portugal: nestas regiões preveem-se máximas iguais ou superiores a 30 ºC

Após um sábado (4) mais fresco, nublado e com chuvisco fraco nalgumas regiões, Portugal continental registará uma subida das temperaturas no domingo, 5 de outubro. Saiba as regiões e localidades mais quentes!

Após um sábado (4) com céu maioritariamente nublado, com humidade elevada e ocorrência de alguma chuva fraca ou chuvisco nalgumas zonas, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro, o tempo em Portugal continental voltará a aquecer, tal como antecipado pela Meteored nas últimas previsões, neste domingo, 5 de outubro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Tal como registado já hoje - sábado (4) - regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, tais como Alentejo e Algarve, irão manter no domingo (5) o padrão mais estável e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano e com sensação térmica mais próxima do final de verão do que do início de outono.

Tempo estável, seco e predominantemente soalheiro continuará a imperar no Continente neste domingo, dia 5

Pela madrugada e início da manhã preveem-se períodos de céu muito nublado. Porém, com o decorrer das horas e desde o meio da manhã, espera-se que o céu se torne pouco nublado ou limpo, em resultado da ação prolongada das altas pressões.

O vento soprará com intensidade fraca a moderada de nor-noroeste. Porém, nalgumas zonas do Norte e Centro, em particular no Interior, soprará do quadrante Leste, com rajadas pontualmente fortes nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Na manhã deste domingo (5) é expectável a formação de nevoeiro, sendo mais provável em locais do litoral Norte e Centro.

Apesar da grande estabilidade meteorológica, o período matinal será marcado pela possibilidade de formação de nevoeiro em alguns locais, sendo mais provável no litoral Norte e Centro.

Eis as regiões e localidades mais quentes deste domingo, 5 de outubro

Além da expectável subida ligeira da temperatura mínima no interior das regiõesCentro e Sul, o dia de amanhã (domingo, 5 de outubro) registará uma pequena subida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro.

Este ligeiro aquecimento do estado do tempo em Portugal continental é explicado não só pelo processo de subsidência do ar associado às altas pressões, que estarão mais próximas à nossa geografia e portanto mais influenciadoras, como também pela aproximação do ar subtropical envolvido no anticiclone disposto em crista.

Prevê-se que praticamente todo o território de Portugal continental esteja 'coberto' de anomalias térmicas positivas (até +5 ºC acima dos valores médios de referência) neste domingo, 5 de outubro.

As temperaturas mínimas oscilarão entre os 8 ºC em Bragança e os 17 ºC em Faro, sendo que em cidades como o Porto, Coimbra e Lisboa rondarão os 14/15 ºC.

Quanto às temperaturas máximas prevê-se que o mercúrio registe valores entre os 21 e 25 ºC nas capitais distritais da Região Norte, entre os 22 e 28 ºC nas capitais distritais da Região Centro, entre 26 e 28 ºC nas capitais distritais de Oeste e Vale do Tejo, 26 ºC na Grande Lisboa e 24 ºC na Península de Setúbal, entre 28 e 29 ºC nas capitais distritais do Alentejo e 24 ºC na capital distrital do Algarve.

Porém, em vários locais da Beira Baixa, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio, como Idanha-a-Nova, Serpa, Mértola e Alcoutim, as temperaturas vão ascender até ao patamar dos 30 ºC, com os termómetros a poderem registar valores máximos de 30 ou 31 ºC.