Tempo em Portugal na próxima semana: arquipélagos poderão contar com chuva, mas continente deverá permanecer seco

Ainda que o tempo seco possa permanecer em Portugal continental, pelo menos, até sexta-feira, dia 17, os arquipélagos poderão contar com alguma instabilidade devido à passagem de frentes frias associadas a depressões.

Como temos vindo a informar, Portugal continental seguirá o mesmo mote dos últimos dias, em relação ao cenário meteorológico: esperam-se dias secos, soalheiros e quentes. No entanto, nos arquipélagos o cenário poderá ser diferente, especialmente a partir de terça-feira, dia 14 de outubro e principalmente nos Açores.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O dia de hoje, domingo (12), espera-se seco e agradável do ponto de vista das temperaturas, onde os valores máximos poderão oscilar entre os 21 ºC na Guarda e os 28 ºC em Santarém, Lisboa e Beja. Ainda assim, poderá contar com alguma nebulosidade parcial de Norte a Sul.

Geografia continental contará com dias atípicos de outono

Tal como informamos nas últimas previsões, as temperaturas no continente manter-se-ão elevadas, tanto durante o dia como à noite, sendo que as anomalias deverão aumentar também.

anomalia térmica
É expectável que a próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, as anomalias térmicas positivas possam chegar aos 10 ºC acima da normal climatológica.

Como podemos observar no mapa acima, quinta-feira, que se espera ser o dia com as anomalias mais pronunciadas, poderá registar valores até 10 ºC acima da média. Nesse dia, poderemos contar com temperaturas máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Santarém.

Até lá, são esperados dias estáveis e com temperaturas semelhantes, a aproximarem-se dos 30 ºC em diversos locais, essencialmente no Ribatejo e Alentejo.

No entanto, e com as interferências atmosféricas previstas para os arquipélagos, é expectável que mais para o final da semana alguma instabilidade comece a aproximar-se do continente, ainda que seja demasiado cedo para afirmar, tendo em conta a distância temporal e a variabilidade destes fenómenos.

Arquipélagos, especialmente os Açores, contarão com alguma chuva nos próximos dias

Ainda que os Açores possam contar com alguma chuva fraca ao longo do dia de amanhã, segunda-feira, será na terça-feira que uma frente fria associada a uma depressão atlântica afetará diretamente o arquipélago, resultando em períodos de chuva moderada a forte.

probabilidade de chuva
A partir de terça-feira, dia 14, o arquipélago dos Açores poderá começar a ser afetado por uma frente fria associada a uma depressão atlântica.

A chuva deverá incidir sobre os três grupos de ilhas, devendo afetar com maior expressão o Grupo Central. Para além da chuva, espera-se um aumento da velocidade do vento, com rajadas até 55 km/h no Grupo Central, e uma maior agitação marítima, com ondas de altura máxima até 5 metros, nos grupos Ocidental e Central. O período de maior instabilidade deverá ser o final da tarde e noite de terça-feira, esperando-se uma melhoria gradual a partir de quarta-feira.

Em relação à Madeira, esta poderá contar com alguma chuva fraca também amanhã, segunda-feira, na Costa Norte da ilha, sendo esperado que a partir das últimas horas da tarde de quarta-feira, dia 15 de outubro, uma pequena depressão possa passar a sul da ilha, resultando em chuva fraca a moderada. Ainda que este centro de baixas pressões passe perto do arquipélago, não deverá influenciar de forma significativa a velocidade do vento nem o mar. Espera-se que durante a madrugada de quinta-feira, dia 16, esta instabilidade se dissipe totalmente.