Tempestade Fabien a caminho de Portugal: chuva e vento até quando?

Há uma nova tempestade a caminho de Portugal continental. Chama-se Fabien e será a terceira depressão que invade o nosso país no espaço de uma semana. Descarregará chuva e vento forte. Saiba até quando estaremos sob influência desta nova intempérie!

A tempestade Fabien vai provocar mar muito agitado no litoral português.

As últimas 48 horas em Portugal continental foram muito difíceis. A precipitação moderada e persistente, ocasionalmente forte, que se tem feito sentir no nosso país tem sido acompanhada de um poderoso vendaval, para além da ondulação revolta no litoral português. Também a Espanha está a sofrer bastante com inundações históricas. A Península Ibérica vive por estes dias um autêntico rebuliço em termos atmosféricos.

A intempérie que atravessou Portugal inteiro superou as 6000 ocorrências, obrigando a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a muito trabalho. Os avisos vermelhos por vento forte e precipitação intensa vigoraram em 9 distritos até às 03h da manhã do dia de hoje. O rescaldo da passagem da tempestade Elsa não é positivo: os estragos causados pelo país fora foram avolumados.

Os distritos do Porto e de Lisboa foram aqueles que mais problemas tiveram. Inundações em áreas de grande vulnerabilidade, imensas quedas de árvores, cortes de estradas, telhados que voaram, caudal dos rios demasiado excessivo, enfim, cheias repentinas que resultaram em alagamento dos solos e que causaram também deslizamento de terras.

O risco era moderado a extremo em todo o continente português e sabia-se da elevada probabilidade destas ocorrências. Lamentavelmente, o tempo adverso provocou duas mortes, um desaparecido e meia centena de desalojados. As regiões Norte e Centro foram as mais afetadas, sendo que muitos pontos do Norte chegaram a superar os 200 l/m2 nos últimos dias.

A tempestade Fabien chega amanhã

Na manhã de sábado, 21 de dezembro, chegam a solo lusitano os efeitos associados à tempestade Fabien, nomeada assim pela AEMET. Trata-se de uma depressão cavada que vai cruzar o Golfo da Biscaia, descarregando chuvadas e vento forte por toda a Península Ibérica e partes de França.

O tempo severo resultará da interação dos ‘restos’ da depressão Elsa com a nova tempestade e também da circulação de oeste. Convém realçar que o centro de pressão atmosférica (967 hPa) da Fabien não estará geograficamente posicionado sobre o nosso país, pelo que o temporal terá menor expressividade. Mesmo assim, recomendamos vivamente que siga os conselhos da Proteção Civil. Saliente-se que esta tempestade não será tão intensa quanto a depressão Elsa, segundo esclarece o IPMA em comunicado.

Entre hoje e amanhã à noite teremos períodos de chuva forte nas regiões do Norte e Centro, vento forte de sudoeste, com rajada máxima até 90 km/h, em especial nos territórios do litoral Norte e Centro. Nas terras altas o vento poderá soprar até 120 km/h. A agitação marítima ligada ao Fabien será notícia em todo o litoral, especialmente no Norte.

No domingo o tempo estabiliza

Apesar da melhoria do estado do tempo no domingo, devido à progressão da intempérie para leste e dissipação dos efeitos associados à tempestade Fabien, o mar vai ficar mais agitado e por isso, consideravelmente perigoso. É altamente recomendável que no dia 22 evite passear junto ao mar ou realize qualquer atividade marítima.

Prevêem-se ondas com altura máxima de 10 a 12 metros ao longo de toda a faixa costeira ocidental. Podem mesmo vir a superar esses valores! Em plena transição para o inverno astronómico, Portugal foi invadido por três enormes tempestades numa semana, destacando-se a depressão Elsa pela negativa.