Tempo esta semana será frio, nublado e traz chuva: será muita?

O tempo em Portugal vai finalmente mudar. Hoje já pudemos ver céu nublado, sem o sol e a estabilidade meteorológica que imperou nas últimas semanas no nosso país. A chuva regressa em breve, será muita? Contamos-lhe todos os detalhes aqui.

Alfredo Graça Alfredo Graça 13 Jan. 2020 - 17:43 UTC


Casal à chuva
A chuva regressa na terça-feira, dia 14 e deve manter-se, pelo menos, até sexta-feira.

O estado do tempo em Portugal começa, finalmente, a mudar. O poderoso centro de altas pressões está a enfraquecer, quebrando com a estabilidade meteorológica que imperava no nosso país praticamente desde o Natal. O cenário de céu limpo, sol e frio a que temos assistido vai mudar em breve. Aliás, já hoje o céu apresentou-se cinzento, fruto da nebulosidade que se adensa com o passar das horas.

Com base no modelo ECMWF, as fortes depressões que estão a passar junto às Ilhas Britânicas não serão diretamente decisivas no panorama meteorológico português, mas as condições atmosféricas vão ficar mais instáveis, contribuindo para que chova e fique mais nublado durante a semana. Nenhuma região vai escapar à precipitação nos próximos dias. Entre hoje e amanhã, teremos vários períodos de céu muito nublado, com chuviscos a surgirem inicialmente mais a Norte. Progressivamente, vão estender-se a outras localidades do país.

A mudança do tempo acentua-se na quarta-feira

O frio vai persistir mais umas horas, sendo que as principais novidades do tempo chegam na quarta-feira. Nesse dia teremos céu muito nublado em todo o país e períodos de chuva moderada, por vezes forte, com maior impacto geográfico nas regiões Norte e Centro. Estima-se também uma subida das temperaturas, sobretudo das mínimas.

A temperatura máxima será de 15 ºC no distrito do Porto, de 18 ºC nos de Coimbra e Faro e de 16 ºC no de Lisboa. O vento vai soprar do quadrante Sul durante toda a semana, aumentando de intensidade diariamente. No litoral Norte e Centro poderão ser registadas rajadas entre 60 e 70 km/h, e entre 80 e 90 km/h nas terras altas.

Nos próximos dias mantém-se a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, assim como aviso amarelo para a agitação marítima entre as 03h da manhã de dia 14 e as 18h de quarta-feira, 15 de janeiro devido à ondulação de noroeste, com ondas até 5 metros de altura na maioria dos territórios do litoral Oeste.

Quinta-feira será o dia mais chuvoso

O dia 16 será o mais chuvoso desta semana em Portugal continental. Em geral, o céu vai estar muito nublado, estimando-se períodos de chuva moderada, às vezes forte nas regiões Norte e Centro. O período mais crítico deverá ocorrer por volta do meio-dia, estendendo-se até pouco depois das 18 horas. A região Sul não escapa à chuva esta semana, prevendo-se que a precipitação abarque todas as localidades portuguesas. O vento soprará moderado a forte de Sul, com rajadas que poderão chegar aos 80 km/h no litoral Oeste e aos 100 km/h nas terras altas.

Na sexta-feira a precipitação abranda ligeiramente, projetando-se nova descida das temperaturas. Os termómetros vão registar mínima de 2ºC no distrito de Bragança e de 3 ºC no da Guarda. A nebulosidade persistirá e o vento deverá enfraquecer. Está na hora de resgatar os impermeáveis e os guarda-chuvas!

Publicidade