Semana arranca fresca e nublada, termina com muito calor!

Esta semana o tempo arrancou fresco e razoavelmente nublado, com evidente descida da temperatura em todo o país. Manter-se-á assim ou foi ‘sol de pouca dura’? Confira aqui a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Set. 2019 - 18:47 UTC
Esta semana em Portugal o tempo começa fresco e parcialmente nublado, mas depois o calor voltará em força!

O tempo arrefeceu consideravelmente, tendo a temperatura máxima descido até 10 ºC! Se o fim de semana efetivamente foi marcado pelo calor e sol abundante, devido ao potente anticiclone dos Açores que ainda se mantém, o aparecimento de uma perturbação atmosférica acompanhada de uma massa de ar fria e um fluxo intenso vindo de norte, foram os aspetos principais que condicionaram o arrefecimento do tempo e que nos fez sentir mais frio ontem à noite, hoje ao longo do dia e também esta noite e durante o dia de amanhã. Mas este condicionalismo do estado de tempo será ‘sol de pouca dura’ porque quarta-feira o calor regressará em força e a tendência descrita pelo modelo ECMWF é para que as temperaturas aumentem gradualmente até sexta-feira em todo o território continental português.

Amanhã o tempo vai estar igual ao de hoje, com poucas alterações, exceto pela nova descida da temperatura, sobretudo da mínima. Céu parcialmente nublado em grande parte da região Norte e da região Centro, bem como algumas localidades da região Sul, com tendência para existirem abertas. Em todo o país, só os distritos de Vila Real, Portalegre, Castelo Branco e Faro é que deverão ter céu limpo. Vento soprará forte no começo desta semana, do quadrante Norte/noroeste com rajadas até 70 km/h em várias localidades e a persistir de forma contínua, com destaque para o litoral Oeste e algumas terras altas, bem como o litoral ocidental algarvio (Sagres, por exemplo).

Isto porque o padrão atmosférico vai ser perturbado por uma massa de ar frio, uma ligeira compressão da pressão atmosférica que resulta numa descida da pressão atmosférica e um fluxo de Norte, vindo do Atlântico.

A partir de quarta-feira o calor volta em força

No dia 11 de setembro antecipa-se um panorama meteorológico de céu limpo de lés a lés de Portugal continental, vento moderado do quadrante Norte com rajadas até 60 km/h e ligeira subida da temperatura máxima. As noites quentes e tropicais voltam a partir de quinta-feira. Neste dia a temperatura máxima será de 29 ºC no Porto, 31 ºC em Braga, 33 ºC em Leiria, 32 ºC em Lisboa, 32 ºC em Évora e 31 ºC em Faro. Para sexta-feira, destaque-se nova subida da temperatura em todo o país e é de realçar que durante mais alguns dias, o tempo estável e seco vai persistir.

Este calor revela-se também pelo facto do vento mudar para o quadrante Leste. Evidencie-se também uma forte ausência de precipitação na análise aos modelos de previsão a médio prazo, o que a confirmar-se, contribui inevitavelmente para o agudizar da situação de seca meteorológica. Assim, ao prazo de uma semana, não se antevê qualquer descarga de chuva em Portugal continental, por isso o calor continuará a ser notícia durante o mês de setembro.

Publicidade