Semana arranca com muita chuva, granizo e trovoada... até quando?

Frio, chuva, granizo e trovoada. Assim se define o início desta terceira semana de outubro. A instabilidade do tempo já vem desde domingo e prevê-se que continue mais alguns dias. Saiba até quando vai chover em Portugal continental!

Alfredo Graça Alfredo Graça 14 Out. 2019 - 21:01 UTC
Chuva, trovoada, granizo e frio. A semana arranca com o outono em pleno em Portugal continental!

O estado de tempo mudou consideravelmente nas últimas 48 horas em Portugal continental. A atmosfera transformou-se claramente, revelando enorme instabilidade. As temperaturas baixaram vários graus centígrados durante o fim de semana, a chuva regressou a solo nacional, com particular incidência nas regiões Norte e Centro. Na região Sul, a precipitação pouco ou nada se desenvolveu. Estamos no outono, praticamente a meio do mês de outubro e este é o panorama meteorológico que decorre de momento. O modelo ECMWF antevê a continuidade deste padrão atmosférico até pelo menos sábado, dia 19.

Como resultado da passagem duma depressão nas proximidades das Ilhas Britânicas já desde ontem, a respetiva superfície frontal descarregará ‘chuvadas’ nas regiões Norte e Centro. Prevê-se um período menos intenso ou até com ausência de precipitação amanhã e quarta-feira, mas não se descarta chuviscos, especialmente no litoral Norte.

Amanhã o céu estará parcialmente nublado, podendo ter abertas com a dissipação da névoa que ainda restar. É bem possível que chova suavemente nas regiões do Minho e Douro Litoral. A acompanhar a precipitação, teremos vento Oeste a soprar fraco a moderado. O frio persistirá, reforçando a sua intensidade com a descida da temperatura mínima.


Na quarta-feira, o panorama meteorológico começa gradualmente a assumir outros contornos. Céu muito nublado no Norte e Centro, pouco nublado no Sul. Prevêem-se períodos de chuva fraca e moderada em toda a extensão Norte e algumas localidades do Centro. As descargas de água terão início no Minho e Douro Litoral alastrando-se a Trás-os-Montes, à Beira Litoral e à Beira Alta, podendo alcançar localidades de Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco. O vento soprará moderado a forte de sudoeste com rajadas até 70 km/h. Neste dia projeta-se o aquecimento ligeiro do tempo devido a uma suave subida da temperatura.

Quinta-feira, um dia de temporal?

O modelo Europeu de previsão projeta chuva, trovoada e possibilidade elevada de granizo em quase toda a extensão da região Norte. O elevado teor de humidade na atmosfera, ao atuar em conjunto com as baixas pressões e a descida da temperatura, provocarão acentuada instabilidade do tempo no dia 17. Céu muito nublado a Sul, sendo bem possível que chova ligeiramente no Alentejo e no Algarve. Vento soprará moderado de Sul. A temperatura máxima será de 19 ºC no distrito do Porto, 14 ºC no da Guarda, 20 ºC no de Lisboa, 20 ºC no de Santarém, 24 ºC no de Beja e 21 ºC no de Faro. É hora de vestir o casaco e tratar o guarda-chuva como o seu melhor amigo!

Publicidade