Sem tréguas: aguaceiros, granizo e trovoada persistirão em Portugal este fim de semana. Saiba a previsão completa!

O estado do tempo para o fim de semana continuará a ser marcado pela instabilidade, com os aguaceiros a surgirem em algumas regiões do país. Prepare o seu fim de semana tendo em conta a nossa previsão!

Depois de um período de alguma estabilidade, a segunda metade da semana traz nebulosidade e aguaceiros, devido à ação de um conjunto de depressões barométricas que se estendem desde o Arquipélago dos Açores até à Península Ibérica. Os períodos de chuva vão afetar essencialmente o Norte e o Centro de Portugal continental, bem como as nove ilhas do arquipélago dos Açores (principalmente durante o dia de hoje).

Está (...) montado o cenário para um fim de semana que também será, de grosso modo, marcado pela instabilidade.

Para além da chuva, a reta final da semana também ficará marcada pela possibilidade de queda de granizo, associada a uma ligeira descida da temperatura máxima. Para o interior de Portugal continental é expectável que surjam trovoadas, tanto na quinta-feira, como na sexta-feira. Está, desta forma, montado o cenário para um fim de semana que também será, de grosso modo, marcado pela instabilidade.

No sábado só o Sul escapará à chuva

O dia 10, sábado, será um dia de muita nebulosidade e chuva, na forma de aguaceiros, principalmente nas regiões Norte e Centro de Portugal continental. Para o Nordeste transmontano, a nossa previsão indica possibilidade de trovoadas. Apenas o Sul do país escapa a este cenário: no Baixo Alentejo e Algarve o dia será de céu pouco nublado ou limpo, com temperaturas mínimas abaixo dos 10 ºC, mas com as máximas a atingirem os 20 ºC.

De resto, a nível nacional, as temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 5 ºC (Guarda) e os 12 ºC (Lisboa e Faro). Já as máximas poderão variar entre os 12 ºC (Guarda) e os 20 ºC (Faro). Para este dia espera-se ainda que o vento sopre fraco a moderado do quadrante Oeste.

O estado do tempo, tanto no território continental como nos Açores e Madeira será condicionado por sistemas depressionários, frios e isolados em altitude, que serão responsáveis pela instabilidade meteorológica que se prevê para o fim de semana.

No arquipélago dos Açores, a previsão aponta para um sábado chuvoso, essencialmente nas ilhas do Grupo Central e na vertente Norte da ilha de São Miguel. Para os restantes territórios, espera-se bastante nebulosidade, mas sem chuva. Na ilha Terceira, na costa Sul da ilha de São Miguel e na ilha de Santa Maria os períodos de nebulosidade serão intercalados com períodos de boas abertas.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 12 ºC de Angra do Heroísmo e os 14 ºC de Santa Cruz das Flores. As máximas, por seu lado, deverão oscilar entre os 16 ºC da Madalena do Pico e os 18 ºC de Santa Cruz das Flores.

Os nossos mapas apontam para um sábado (10) com risco de trovoada na ilha da Madeira.

no arquipélago da Madeira, a previsão para sábado aponta para chuva, em forma de aguaceiros, que podem ser acompanhados de trovoada na costa Norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC da Calheta e os 16 ºC de Porto Moniz. Por sua vez, as máximas poderão variar entre os 18 ºC da Calheta e os 20 ºC do Funchal.

Domingo com uma maior tendência para a estabilidade atmosférica

O dia 11, segundo domingo do mês de maio, ficará marcado, segundo a nossa previsão pela diminuição da incidência da chuva, mas também pela ligeira descida das temperaturas, em especial da mínima, no interior Norte e Centro do território continental. O céu vai apresentar períodos de muita nebulosidade e os aguaceiros vão incidir essencialmente nas regiões litoral a Norte do Cabo Mondego.

A nossa previsão aponta para uma ligeira descida das temperaturas mínimas no domingo (11), com o Maciço Central a registar mínimas perto dos 0 ºC.

O vento vai voltar a soprar do quadrante Oeste, fraco a moderado. Já as temperaturas mínimas deverão variar entre os 4 ºC da Guarda e 12 ºC de Lisboa. As máximas deverão variar entre os 13 ºC da Guarda e os 20 ºC de Faro, Lisboa e Castelo Branco.

Para a Madeira, a nossa previsão aponta para chuva, em forma de aguaceiros, em todas as geografias. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 13 ºC de São Vicente o os 17 ºC de Vila Baleira, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 19 ºC (Porto Moniz, Calheta) e os 20 ºC do Funchal.

No final do fim de semana, a ilha de São Miguel poderá contar com quantitativos de precipitação significativos, principalmente na costa Norte.

para os Açores, o domingo deverá ser de chuva, em forma de aguaceiros, em todas as nove ilhas. Apesar disto, os períodos de nebulosidade serão intercalados com períodos de boas abertas. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 12 ºC (Ribeira Grande) e os 14 ºC (Santa Cruz da Graciosa), sendo que as máximas deverão variar entre os 16 ºC e os 18 ºC.

Apesar de as previsões para esta altura do ano acarretarem algum grau de incerteza, acreditamos que a instabilidade do fim de semana antecede um período de relativa estabilidade no início da semana que ficará marcada pela peregrinação de milhares de portugueses.