Chuva e trovoada dos próximos dias antecedem a possível chegada da estabilidade atmosférica a Portugal. Saiba quando!

A instabilidade que se instala em Portugal continental a partir de hoje deverá permanecer até sábado, sendo expectável um arranque de semana seco e soalheiro. Saiba mais aqui!

Entre hoje, quinta-feira (dia 8), e sábado, dia 10 de maio, espera-se que a instabilidade atmosférica se volte a instalar em Portugal continental, ainda que seja de passagem rápida, podendo a reta final do fim de semana tornar-se mais estável face às horas que a antecedem.

Chuva e trovoada farão parte do cardápio nas próximas horas

A partir das primeiras horas da tarde de hoje, a chuva regressa ao continente, afetando principalmente as regiões Norte e Centro, com períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada.

Distritos como Aveiro, Braga, Bragança, Vila Real e Guarda poderão ser os mais afetados pela chuva e trovoada nas próximas horas. Para além disto, a velocidade do vento também pode aumentar à medida que as horas passam, devendo abrandar ao final do dia.

Quinta e sexta-feira serão os dias mais instáveis, podendo contar com períodos de chuva forte e trovoada.

Amanhã, sexta-feira, o cenário será idêntico ao de hoje, com chuva a incidir nestas mesmas regiões, com maior relevância para o Noroeste, desde a madrugada até ao final do dia, sendo expectável que o período com maior expressão seja durante a tarde, onde praticamente toda a região Norte será abrangida por chuva fraca a moderada, assim como algumas partes da região Centro.

A partir do final do dia de sábado começa a dar-se uma melhoria generalizada do estado de tempo

No sábado, dia 10, a chuva começa na região do Douro Litoral, expandindo-se para o Noroeste e, mais tarde, para a região Centro, abrangendo ambas as regiões. Neste dia, a chuva será fraca a moderada e deverá dissipar-se totalmente ao final da tarde, sendo que as horas anteriores à dissipação devam ser as mais chuvosas.

precipitação acumulada
Ainda que no sábado a chuva seja maioritariamente fraca a moderada, a acumulação irá aumentar, sendo o Noroeste, essencialmente, a contar com uma maior acumulação de precipitação ao longo destes dias.

No domingo, entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde, espera-se chuva fraca na faixa litoral Norte e Centro, ainda que esta se comece a dissipar rapidamente, dando lugar a um resto de dia seco e com boas abertas.

Desta forma, espera-se um início de semana seco e soalheiro, não descartando alguma nebulosidade. Para além disto, as temperaturas máximas devem aumentar na região Sul na segunda-feira e na terça-feira poderá denotar-se um novo aumento, mas desta vez no Norte e Centro.