Risco de temperaturas negativas: a manhã após o Natal será gelada; podendo atingir os -5 ºC nas cidades do interior

Como temos vindo a avançar, a madrugada de amanhã, dia 26, espera-se bastante fria, especialmente no interior Norte e Centro, onde os valores poderão baixar até aos -5 ºC em vários locais.

O dia de Natal amanheceu com temperaturas abaixo ou perto de 0 ºC no interior Norte e Centro, mas a madrugada de amanhã trará valores mais baixos, tal como temos vindo a avançar.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta previsão de frio intenso levou o IPMA a emitir aviso amarelo para 11 distritos, de Norte a Sul, no entanto, espera-se que o risco de gelo seja maior nos distritos ao longo da faixa interior, onde se esperam valores até -5 ºC em diversos locais, especialmente no Nordeste Transmontano e na Beira Interior.

Anomalias térmicas acentuadas

Ainda que mesmo neste dia de Natal as anomalias se encontrem negativas ou dentro do expectável, é esperado que este cenário se altere a partir das últimas horas do dia de hoje, tendo em conta a chegada da massa de ar frio siberiana, que irá resultar numa descida dos valores de temperatura em vários pontos do país.

anomalia térmica negativa
A manhã de amanhã, dia 26, deverá registar temperaturas abaixo da média em toda a geografia continental.

Como podemos observar no mapa acima, a maior parte do continente português poderá contar com valores de anomalia negativa na ordem dos 4/6 ºC, ou seja, na maior parte das cidades, as temperaturas registadas poderão ser entre 4 a 6 ºC abaixo da normal climatológica. No entanto, e como podemos ver assinalado, a região de Abrantes poderá registar uma anomalia mais evidente, de até 8 ºC abaixo da média.

Risco de geadas mais fortes, devido a valores mais baixos

Com isto, e acrescentando a humidade relativa do ar que estará elevada, na generalidade do território, espera-se a formação de geadas nos locais mais propícios e também em locais menos habituais, devido à expectativa de valores mais baixos, mesmo perto da faixa litoral.

No interior do país, entre Bragança e Portalegre, esperam-se valores de temperatura mínima entre os -5 ºC e os -1 ºC. Em alguns pontos do Nordeste Transmontano e na Serra da Estrela, estes valores poderão chegar aos -6 ºC. Nas montanhas do Norte, junto à fronteira com Espanha, também se podem registar temperaturas até -5 ºC e no interior dos distritos do litoral, os valores poderão ser iguais ou inferiores a 0 ºC.

Lisboa, Faro e Setúbal poderão contar com valores mínimos de 10 ºC, 8 ºC e 7ºC, respetivamente. Viana do Castelo poderá ser a 4ª cidade mais quente, com 5 ºC, seguida do Porto que poderá contar com 4 ºC. Vila Real e Braga poderão contar com 0 ºC, Coimbra, Santarém e Portalegre com 1 ºC, Évora, Beja e Aveiro com 2 ºC e Leiria contará com 3 ºC. Bragança, Guarda e Castelo Branco poderão ser as cidades mais frias, com -3 ºC, seguidas de Viseu, que deverá registar -2 ºC.

Assim, e tendo em conta o risco de geada, que poderá afetar as culturas mais sensíveis, aconselhamos atenção às estradas, pois a formação de gelo poderá dificultar a condução, especialmente nas primeiras horas da manhã, sendo que as temperaturas mais baixas esperam-se entre as 6h e as 8h.