Primeiro fim de semana de maio chuvoso em Portugal: 14 distritos sob aviso amarelo de chuva e trovoada este sábado

Neste momento, segundo o IPMA, 14 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada previstas para o dia de hoje, sábado. Confira aqui como estará o tempo nos próximos dias!
Portugal está a ser afetado por uma depressão desde a passada quarta-feira. Esta colocou todo o continente e a Madeira sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada, no caso do continente, e devido à agitação marítima, vento e precipitação em relação ao arquipélago.
A acumulação de precipitação entre sábado e domingo será significativa em vários pontos do país, como se pode observar no mapa.
Neste momento, estão 14 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo de chuva e trovoada. Estes deverão manter-se em vigor até às 18h de hoje e abrangem todos os distritos das regiões Norte e Centro, ficando livres de qualquer aviso os distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal.
Sábado contará com muita chuva e trovoada e domingo também será chuvoso
O dia de hoje, sábado, amanhece chuvoso, especialmente na faixa litoral e noutras regiões da região Centro. Rapidamente a chuva se estenderá ao país todo, trazendo consigo, à medida que se intensifica, a trovoada.
Será a partir das primeiras horas da tarde que a trovoada poderá começar a sentir-se nas regiões Norte e Centro, especialmente na faixa litoral, não descartando zonas do interior. Esta atividade elétrica poderá registar-se até às últimas horas do dia, ainda que em menos locais.

Já a chuva será quase uniforme, ainda que possa ser mais persistente nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de chuva forte em vários pontos, ao longo do dia.
Esta poderá enfraquecer à medida que as horas passam, concentrando-se, essencialmente, na região Centro, ainda que durante a madrugada de domingo esta se dirija para o Norte, devendo estender-se ao resto do país nas horas seguintes.
Ainda que durante a manhã se registem períodos de chuva moderada nas regiões Centro e Sul, a partir das primeiras horas da tarde de domingo a chuva intensificar-se-á em todo o território continental, e poderá ser acompanhada de trovoada, na região Transmontana, durante o mesmo período. Ainda assim, é expectável que ao final do dia estes efeitos se comecem a dissipar.
Segunda-feira contará com chuva, mas depois há uma trégua
Com base nos nossos mapas, segunda-feira poderá contar com alguma precipitação fraca a moderada, em diversos locais de Norte a Sul, devendo ser mais persistente na faixa interior da nossa geografia continental. Ainda assim, estima-se que a mesma se dissipe totalmente ao final do dia, assim como a nebulosidade.

Terça-feira, dia 6, deverá contar com céu parcialmente nublado, com boas abertas, e com possibilidade de chuva apenas na região de Viseu, durante a madrugada. Este será o início de uma curta trégua na chuva.
Quarta-feira adivinha-se um dia seco, podendo contar com alguma nebulosidade. Para além disto, as temperaturas máximas poderão aumentar ligeiramente, a partir de domingo, ainda que os valores máximos, até quarta-feira, não devam ultrapassar os 24ºC, que deverão ser registados no distrito de Beja, na quarta-feira, efetivamente.