Primeira metade da semana: Portugal a dois tempos!

O verão meteorológico está aí, mas tarda em ter “consequências” no nosso país. Será que os primeiros dias desta semana serão marcados por estados do tempo atípicos ou o Sol voltará a fazer companhia às temperaturas agradáveis que se têm registado? Fique a saber, aqui!

Trovoada.
Chuvas e trovoadas têm marcado o início da época balnear.

Depois de um mês de maio quente e seco, o mês de junho, que coincide com o início das férias escolares, tem-se pautado por bastante instabilidade meteorológica, já que se têm verificado períodos de chuva acompanhados por vezes de trovoada e granizo, um pouco por todo o país.

A última segunda-feira não foi exceção, com o país a ser mais uma vez fustigado por aguaceiros fortes e alguma trovoada, situação que se verificou principalmente nos distritos de Santarém, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança, especialmente no período da tarde.

O que esperar de terça-feira?

Esta terça, dia 13, e também dia de Santo António (feriado religioso em muitas cidades e vilas do nosso país, como é o caso da capital Lisboa) ficará marcada pela ocorrência de precipitação, essencialmente no período da manhã e pelo vento forte em especial nas terras altas. É expectável que a referida precipitação, em forma de aguaceiros, aconteça maioritariamente nos distritos a Norte do Rio Tejo. Ainda durante a manhã é possível contar com períodos de céu muito nublado em quase todo o território continental. O vento soprará fraco a moderado, predominantemente do quadrante Noroeste.

Estarão lançadas as bases para dias mais soalheiros, típicos da altura do ano?

Já as temperaturas vão registar uma ligeira descida, em relação ao início da semana: a máxima na Guarda desce de 19 °C para 18 °C, em Coimbra de 26 °C para 24 °C e Porto de 22 °C para 20 °C. A exceção será mesmo o Algarve, que registará uma pequena subida, já que Faro pode chegar aos 27 °C, mais 3 °C em relação ao dia de ontem. As mínimas vão variar entre os 10 °C (Guarda) e os 17 °C (Lisboa e Faro).

Para as Regiões Autónomas é esperada a continuação do tempo relativamente instável. Nos Açores, para todas as ilhas do arquipélago, está prevista chuva forte ao longo do dia que se fará acompanhar de vento moderado a forte do quadrante Sudoeste. Na Madeira são esperados períodos de céu muito nublado e alguma chuva, que incidirá principalmente nas terras altas e na vertente Norte da ilha, no período da tarde. As temperaturas mínimas vão variar entre os 15 °C e os 19 °C, já as máximas variam entre os 20 °C e os 22 °C.

Quarta-feira de verão

A quarta-feira será o dia de regresso ao trabalho para muitas famílias, mas para outras também coincidirá com o encerramento do ano letivo, para os estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Neste dia é expectável que se assista a uma subida generalizada das temperaturas máximas, em especial nas regiões do Centro e do Sul, bem como a quase inexistência de precipitação no território continental.

As temperaturas máximas vão variar entre os 22 ºC de Guarda e Viana do Castelo e os 30 ºC de Beja. Já as mínimas registam uma menor variação, já que se verificará uma variação entre os 11 ºC (Guarda) e os 17 ºC (Viana do Castelo, Porto e Lisboa). Contudo, é esperado que o vento continue a soprar moderado a forte em praticamente todo o território continental.

Previsão de temperatura.
Temperatura prevista para quarta-feira, às 18h.

Para a Madeira são esperados períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos, novamente nas terras altas e na vertente Norte da ilha, bem como algum vento de Nordeste. As temperaturas mínimas vão registar uma ligeira subida em relação ao dia anterior, já as máximas poderão variar entre os 20 °C e os 23 °C.

Para os Açores está previsto que a chuva se mantenha, em regime de aguaceiros, principalmente nos Grupos Ocidental e Central. No grupo Oriental são esperadas boas abertas com as máximas a poderem chegar aos 22 º C em Ponta Delgada. Estarão lançadas as bases para dias mais soalheiros, típicos da altura do ano? Continue a acompanhar as nossas previsões.