Os mais de 33 ºC desta quinta-feira no interior Centro e Sul antecedem uma provável mudança de tempo a 24 de agosto

A partir de quinta-feira, os termómetros voltam a subir, sobretudo no interior centro e sul, com máximas próximas dos 33 ºC. Sexta e sábado deverão ser os dias mais quentes da semana, antes de uma descida prevista para domingo.

Depois de vários dias marcados por temperaturas mais amenas, Portugal regressa a um cenário de calor intenso, com os termómetros a subir. A partir de quinta-feira, espera-se nova subida dos termómetros, com destaque para os distritos do interior centro e sul, que poderão atingir os 33 ºC. Sexta e sábado serão os dias mais quentes da semana.

O início desta semana trouxe uma mudança bem-vinda face à prolongada onda de calor que assolou o território português durante grande parte de agosto. A descida significativa das temperaturas verificou-se na segunda-feira, 18 de agosto, e prolongou-se na terça, consolidando um padrão de tempo mais fresco, em especial no litoral e nas regiões a norte do Tejo. A influência de uma corrente de noroeste foi determinante para este alívio térmico, trazendo massas de ar mais fresco e alguma nebulosidade matinal.

A partir de amanhã as temperaturas descolam e podem chegar aos 33 ºC

Na quarta-feira, 20 de agosto, este panorama manter-se-á. Estão previstos valores relativamente amenos, com céu geralmente pouco nublado ou limpo, embora persistam períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral oeste e durante a tarde no interior norte. O vento deverá soprar fraco a moderado de noroeste, mas intensificar-se-á nas terras altas e na faixa costeira, com rajadas que poderão atingir os 65 km/h.

Este cenário, no entanto, terá curta duração. A descida das temperaturas observada desde o início da semana deverá terminar já na quinta-feira, 21 de agosto. Nesse dia, prevê-se uma nova subida das máximas, sobretudo no interior, com várias localidades a poderem alcançar os 33 ºC. O céu deverá manter-se pouco nublado e em algumas áreas costeiras poderá formar-se nevoeiro matinal. Com a diminuição da humidade relativa do ar e a intensificação do vento, espera-se também um agravamento do risco de incêndio.

Temperaturas sobrem e chegam aos 33 ºC no interior centro e sul.
Temperaturas voltam a aumentar a partir de amanhã, quinta-feira, 21 de agosto, com temperaturas que podem chegar aos 33 ºC no interior centro e sul.

Na sexta-feira, 22 de agosto, a tendência de aquecimento tornar-se-á mais acentuada. As previsões meteorológicas indicam que as temperaturas poderão chegar aos 36 ºC em distritos do interior centro e sul. Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão entre os mais afetados, mas também no Algarve oriental (Sotavento) se antecipam valores próximos de 35 ºC. Pelo contrário, o litoral deverá permanecer mais fresco, com máximas a rondar os 20 a 25 ºC, embora acompanhado de nortada moderada.

Sexta-feira e sábado deverão ser os dias mais quentes desta semana. As regiões a sul do Tejo poderão mesmo registar anomalias térmicas positivas que, em alguns casos, chegarão aos 11 ºC face ao valor médio da época. O cenário aponta para temperaturas elevadas, mas menos extremas do que as verificadas na primeira quinzena de agosto, quando se registaram valores próximos dos 45 ºC em alguns pontos do país.

E para o fim de semana e início da próxima semana?

A evolução atmosférica estará condicionada pela trajetória do furacão Erin, atualmente em deslocação no Atlântico. A interação deste sistema com o anticiclone dos Açores terá impacto direto no regime de circulação atmosférica regional, podendo intensificar ou atenuar a entrada de massas de ar quente. De acordo com o cenário mais provável, o anticiclone será impulsionado em direção à Europa Ocidental, favorecendo a manutenção de temperaturas elevadas no interior português.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para sábado, 23 de agosto, as previsões indicam uma intensificação adicional do calor em relação a sexta-feira, prolongando o episódio de temperaturas elevadas. No entanto, a tendência poderá inverter-se já no domingo, 24 de agosto. Nesse dia, é expectável uma descida generalizada dos termómetros, resultado da alternância de massas de ar e da atuação conjunta do furacão Erin e de outros centros de ação, incluindo o anticiclone dos Açores.

Em Lisboa, prevê-se céu nublado durante o fim de semana, com máximas de 31 ºC no sábado e 29 ºC no domingo. O norte do país deverá registar até 33 ºC no sábado, descendo para 28 ºC no domingo, enquanto no centro interior se antecipam 36 ºC no sábado e 33 ºC no domingo. Já no sul, as temperaturas rondarão os 29 ºC, sob céu geralmente limpo.

precipitação prevista para as 7h do dia 25 de agosto
Previsão de precipitação na segunda-feira, 25 de agosto, no Norte de Portugal. Ainda é prematuro, mas é possível que ocorra uma mudança no padrão atmosférico nessa semana.

A semana seguinte deverá iniciar-se com valores ainda elevados, mas menos intensos do que os previstos para sexta e sábado. Mantém-se, contudo, alguma incerteza, dependente da evolução do sistema tropical no Atlântico.

Os modelos para já, apontam para o regresso da precipitação na segunda-feira na região norte, embora seja ainda muito incipiente retirar qualquer conclusão sobre o estado de tempo na próxima semana.